Comunidade de Martins Lage já vem sofrendo com invasões a Igreja de Nossa Senhora das Dores

Igreja em Martins Lage já sofreu vários arrombamentos.  Arinete Caldas Gomes responsável pela igreja relata que uma das grandes perdas foi o roubo da imagem de Nossa Senhora das Dores. O último ataque com roubo de uma âmbula e de um botijão de gás está causando pavor e medo na comunidade. Para a zeladora Arinete Caldas Gomes um ato que entristece a comunidade. Recorda outros atos de vandalismo com furtos ocorridos por várias décadas.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Em Martins Lage mais um arrombamento da Igreja de Nossa Senhora das Dores causa dor e medo nos moradores. Já são vários os arrombamentos ocorridos sendo o mais triste para Arinete Caldas Gomes foi o roubo da imagem de Nossa Senhora das Dores. Para a zeladora é uma situação que preocupa os moradores já que a igreja está cercada por muros altos e grades. Uma situação que exige das autoridades a intensificação de policiamento na região.

No sábado anterior foi levada toda a instalação elétrica e no último sábado (05) o arrombamento do sacrário de onde foi subtraído uma ambula com o Santíssimo. Os vândalos deixaram as espécies eucarísticas no local evidenciando profanação que causa preocupação do Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco.

– Já estamos sofrendo por vários anos com a nossa igreja sendo invadida e recordo quando roubaram a imagem de Nossa Senhora das Dores. Registramos na polícia, mas nunca mais encontraram, e hoje mais uma vez vemos essa invasão e o mais triste é ver que profanaram o Santíssimo. É uma situação que nos deixa com medo dessas atitudes de vândalos que não respeitam a nossa igreja. – relata Arinete.

Dom Roberto Francisco solicita as autoridades policiais que haja policiamento no local e uma política de segurança que integre e promova uma cultura de paz e diálogo com a comunidades e com as lideranças religiosas para coibir esses ataques criminosos que colocam em risco a liberdade religiosa e de culto. A igreja de Nossa Senhora das Dores vem sofrendo com essas práticas criminosas já por muitos anos.

– O vandalismo e a depredação das igrejas está a solicitar uma política de segurança, não só nos locais e nas cidades o trabalho integrado do policiamento comunitário por parte das forças de segurança e envolvendo o Conselho de Segurança das Cidades que deve acompanhar os Conselhos a favor da liberdade religiosa e tudo isso vai criando uma sinergia. Eu acredito que fica ineficiente fazer um registro policial, mas o que devemos fazer é promover políticas de segurança pública que devolvam a tranquilidade as pessoas o que significa esse policiamento amigo e comunitário que interage e ao mesmo tempo os Conselhos de Segurança das Cidades para o diálogo entre as religiões, as comunidades para facilitar uma cultura de paz. Não é só segurança, mas implantar em todos os lugares uma cultura de Paz. – disse Dom Roberto.

Os arrombamentos na igreja vêm causando medo e insegurança nos fiéis que evitam encontros a noite temendo outros ataques. E um sentimento de tristeza diante do ultimo ataque. A Psicóloga e Catequista Ludimila Mesquita Barreto Braga recorda o momento que chegou a igreja e deparou com as hóstias depositadas ao lado do sacrário que não foi arrombado, mas aberto com as chaves. O momento foi de terror, medo e tristeza.

– Como de costume vamos sempre em grupo para abrir a igreja. Nesse fim de semana, assim aconteceu. Em grupo abrimos a igreja e cada um foi executar sua função. Quando fui ao Santíssimo percebi algo diferente e me aproximei do sacrário. Foi quando observei que foi aberto e colocaram as hóstias na bancada e levaram a âmbula. fiquei nervosa e chamei a Fernanda que foi verificar o que tinha visto e percebi a porta arrombada. Uma outra porta de ferro e foi danificada. Além da âmbula levaram um botijão de gás. Essa situação nos deixa entristecidos. Cada detalhe que a igreja tem foi conquistado aos pouquinhos e com sacrifício. Precisamos de mais policiamento, mais segurança, pois, situações como essa deixam os fieis inseguros de continuar a caminhada, frequentando a igreja. – conta Ludimila

A Catequista Fernanda Gomes Silva chegou ao local, mas só percebeu a invasão no momento que Ludmila se dirigiu ao Santíssimo e deparou com as hóstias na bancada e a porta de acesso a igreja arrombada. Foi um susto para todos e além do susto a invasão causa medo em todos os fiéis.