Comunidades católicas realizam campanhas de arrecadação de agasalhos

Com a chegada do inverno as igrejas católicas na Diocese de Campos estão realizando campanha de arrecadação de agasalhos, cobertores e meias para a comunidade carente. A campanha está acontecendo em Campos e São João da Barra e podem ser entregues nas secretarias e nas missas dominicais e mobilizam toda a sociedade para este gesto de solidariedade com os pobres.

O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco chama a atenção para o cuidado com o pobre e na promoção de sua dignidade e para o bispo a ação emergencial deve ser um gesto de amor e de caridade, mas de resgate da cidadania.

Dom Roberto Francisco revela a acolhida aos pobres nas suas necessidades emergenciais, mas sem deixar de lado as realidades estruturais de transformar pela Pedagogia nas pastorais e fazer que possam ser sujeitos de suas histórias, narrativas e sendo capacitado como agente social e conheça seus direitos e possa intervir nos processos. Se torne um sujeito coletivo e se organize e as pastorais não se restrinjam a uma linha assistencial.

– O qualitativo nunca pode ser esquecido porque o pobre não é cliente e não ser um objeto da caridade. A melhor caridade é fazer que ele assuma seu destino e ande com suas próprias pernas e por isso aquela parábola da transformação social do pobre. É bom dar o peixe, mas ensinar a pescar e dar o instrumento do trabalho, mas o controle do rio e a cooperatização dos frutos para toda a sociedade. Este é o processo de conscientização do irmão pobre e que ele possa desfrutar dos frutos de seu trabalho incidindo na realidade e sendo protagonista da construção de uma nova sociedade na qual não se formem miseráveis, mas pessoas que possam bem viver e conviver numa sociedade para todos. – avalia o bispo.

Em Campos o Santuário de Santo Amaro na Baixada Campista está arrecadando as doações que podem ser entregues na secretaria de segunda à sábado das 8h às 12h ou nas missas. Em Barcelos a Campanha está sendo realizada na Quase Paróquia Nossa Senhora da Conceição e em parceria com o Esporte Clube Barcelos. Doações podem ser entregues até o dia 20 de julho na secretaria que funciona no horário das 8h às 13h.

Locais de arrecadação

Santuário Santo Amaro

Tel: (22) 27382454 e 999915125.

Baixada Campista

Quase Paróquia Nossa Senhora da Conceição

(22)  2741 -5382

Barcelos- São João da Barra

1 Comentário

1. A campanha “Animando a Esperanca – “Tive fome e me destes de comer” (Mt 25,35)” – ira divulgar as paroquias como centro de arrecadacao de doacoes e, no site do projeto Animando a Esperanca,  estarao listadas as paroquias e entidades vinculadas a Arquidiocese que recebem doacoes e as encaminham aos necessitados. A Caritas e uma entidade de promocao e atuacao social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da seguranca alimentar e do desenvolvimento sustentavel solidario.