Criatividade: Catequese de Italva inovando

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Quem disse que a Catequese  de Italva parou neste tempo de Pandemia? Se engana: desde as cartinhas do Projeto Espalhe amor por onde for, as festas juninas e as aulas também on line e que envolvem as crianças e suas famílias. Tudo é alegria e a saudade do abraço, do carinho não são substituídas pelo isolamento social. Todos os dias cãs catequistas se unem para realizar as aulinhas que lotavam as salas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Uma alegria contagiante dos pequenos que corriam para matar a saudade das catequistas.

– Incrível perceber como a criatividade supera as distancias. Sinto saudades da criançada correndo pelos corredores das salas da catequese, mas sei que em casas as a criançada esta participando das aulinhas. E tem outra novidade interessante. Os pais acabam se envolvendo e a catequese infantil se transforma em catequese familiar. As frestas juninas que alegravam a nossa praça agora aconteceram em casas com a decoração e a musica que reúne todos…E hora do Arraia das Famílias. – pontua Pe. Maxiliano Barreto.

As aulas neste tempo foram se adaptando a realidade. E o mais importante é que todas com o mesmo carinho e as crianças se divertem. Musica e o teatrinho não deixaram de acontecer. O mais interessante é que as ações simples, mas repletas de palavras de amor, carinho e cuidado são repetidas a cada dia para idosos e famílias e a gratidão e reconhecimento.

– Obrigada aos anjos da Catequese Italva.  Obrigada por ser instrumentos de Deus para nos trazer essa mensagem linda de amor e de paz em nossos corações. – disse  Maguiana José Luiz.

Pe. Maxiliano Barreto enfoca a necessidade de todas as atividades da Paróquia Nossa Senhora da Conceição serem adaptadas, mas sem deixar os encontros, mesmo que aconteçam de forma virtual, mas aquecidas pelo carinho de todos. E revela que mesmo nesse tempo de isolamento social as catequistas estavam sempre se comunicando com as crianças. Telefonemas e usando da tecnologia que encurta distancias. Não uma igreja virtual, mas uma igreja em rede e presente nas casas. Oração e cuidado se unem para que a evangelização aconteça em tempos difíceis.

– A hora de mossa Igreja buscar se reinventar. Usando de todos os recursos para que a Palavra de Deus seja proclamada mesmo sob os telhados. Anunciando a Vitoria de Cristo e a Ressurreição que é a força para os nossos fieis e como sempre digo: Avante Igreja! – conclui.