Cuidado: Projeto da Congregação dos Irmãos Mercedários da Caridade desenvolve cuidado com os pobres em Travessão

Desde a chegada ao Distrito de Travessão os Irmãos Mercedários da Caridade olharam a realidade e buscaram a transformação social partindo do cuidado e de uma igreja em saída, voltada a preparar cidadania e inclusão social como missão de uma igreja sinodal.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

A Solidariedade de distribuir a sopa, busca ser uma expressão do Evangelho vivido de modo concreto. ” Ir Ismael ´- Religioso Mercedário.

Projeto desenvolvido pela Congregação dos Irmãos Mercedários da Caridade, na Paróquia Menino Jesus de Praga e Imaculada Conceição em Travessão, Campos dos Goytacazes (RJ) completa nesta terça feira (05/09) dois anos da distribuição do sopão para cuidar e alimentar famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Um programa de cuidado com os mais pobres, que tem sua inspiração no Beato

Em dois anos o Sopão acontece com a participação de toda a comunidade, com a colaboração que vai desde a arrecadação de alimentos até a preparação e distribuição aos assistidos. Uma missão que revela o cuidado e o amor pelos pobres. Missão partilhada pela Dona de Casa, Maria da Penha e pelo jovem Leonardo Filho. Cada um dando sua contribuição no cuidado amoro pelo pobre revelando o amor de Deus expresso na igreja.

– Nossa doação cotidiano busca se fortalecer na certeza de que a fé sem obras é morta (Tg 2, 26), e no nosso Pai espiritual, o Beato JaunZegri, que nos ensina que a nossa vivência da caridade se manifesta no socorro aos necessitados, àqueles que bebem o cálice da amargura ou que comem o pão da tribulação.E é o modelo de caridade que nos impulsiona a seguir o redentor, uma caridade que nos coloca a serviço dos irmãos, que vai muita além do que a distribuição do alimento ou uma proposta de solidariedade que hierarquiza, mas é também uma busca de refletir e transformar as situações que produzem a fome na nossa sociedade. – comenta Ir Ismael.

Irmão Ismael destaca que servir aos mais necessitados e libertá-los das novas situações de opressão é uma das maneiras de viver o carisma mercedário da caridade, que no carisma da Congregação dos Irmãos Mercedário a caridade é obrigatória, e uma consequência do amor a Cristo.

– Quem faz o bem a seus semelhantes o faz ao próprio Cristo, assim, não é possível que Deus, bondoso e misericordioso, negue seu olhar de amor àqueles que, pela vivência da caridade, se doaram ao serviço dos mais necessitados. – conclui Ir. Ismael, MC)

Cuidar e amar: alunos de uma escola dando sua contribuição para cuidar dos pobres

Ainda inspirado no tema da CF 2023, sobre o flagelo da fome, que aumentou com a Pandemia gerando desigualdades sociais e econômicas, os alunos da Escola Peter Pan, no Distrito de Travessão recolhem alimentos destinados ao sopão que é distribuído na Paróquia Menino Jesus de Praga e Imaculada Conceição. Leonardo Filho, além de levar os alimentos arrecadados na escola ajuda na distribuição, dando exemplo de envolvimento coma missão de cuidar dos pobres. Revelando uma escola que educa para a cidadania e a solidariedade.

Dom Roberto Francisco aponta a educação como responsável pela formação para a cidadania com gestos concretos. Uma escola que promove atitudes de solidariedade é responsável pela formação de jovens protagonistas de uma sociedade mais humana e fraterna. Formando nos jovens essa consciência de que é possível um mundo melhor contra todas as desigualdades e violências.

– Educação tem a ver com solidariedade, compaixão especialmente com a responsabilidade universal pela criação e com todas as criaturas. E o momento de proporcionar aos jovens de ter essa sensibilidade, essa capacidade de sofrer junto, estar a serviço, especialmente das pessoas mais carentes e mais necessitadas, porque o importante é que o conhecimento nos leve ao amor. Amar assumindo a cada pessoa como irmã e irmão. – revela Dom Roberto Francisco.