Debate sobre Diálogo Inter–religioso no Colégio Eucarístico em Campos

Nesta quinta-feira (31/10), aconteceu no Colégio Eucarístico, um painel de Diálogo Inter-religioso com a participação de representantes da Igreja Católica, Adventista, Candomblé, Espiritismo e Hare Krisna com objetivo de debater os atentados contra a liberdade religiosa e como responder a estes desafios e a necessidade de testemunhar o amor e a partilha de valores espirituais e humanos. Participaram alunos do Ensino Médio e professores da escola.

A iniciativa foi do Pe. Denison Martins, professor de Ensino Religioso e Filosofia e foi o primeiro encontro reunindo representantes das denominações religiosas.  Uma lição na historia de quase oitenta anos do educandário no reconhecimento da importância do dialogo com o pluralismo religioso.

– Foi trabalhada a questão da paz e da felicidade. Finalmente se considerou a questão da intolerância interna às próprias religiões, ou seja o radicalismo e o extremismo religioso. – destaca Dom Roberto Francisco.

Participaram da mesa o Bispo de Campos Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, Caio Busani (Nome espiritual: Prithu Das) – Hinduismo Vaishnava, Movimento Hare Krishna, Philipe Del Peloso – Budismo, Sonia Uchôa representante do Candomblé Jeje Mahi, Walter Elias (Igreja Adventista) e William Machado (Coordenador de grupos de estudos sobre o Evangelho segundo o Espiritismo). Uma legitima demonstração de maturidade intelectual e liberdade religiosa.

O encontro tem como proposta de incutir nos estudantes atitudes de respeito que é a chave da civilidade. E o conhecimento contribui para ampliar as percepções, avaliar conceitos, desfazer preconceitos.

Edição Ricardo Gomes

Fotos Divulgação