Decano do Colégio Cardinalício realiza o Rito de constatação da morte e o depósito do corpo no caixão
Com informações Vatican News
Após a comunicação da morte do Papa Francisco, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 21-40), foi realizado na noite desta segunda-feira (21/04), às 20h locais, o rito de constatação da morte e a deposição do corpo no caixão, na capela do andar térreo da Casa Santa Marta. Foi realizada a leitura do atestado de óbito. O ato foi validado pelo cardeal Farrell, camerlengo. A celebração durou pouco menos de uma hora. Derrame cerebral, coma e parada cardiorrespiratória foram as causas da morte do Papa Francisco, segundo o laudo assinado pelo diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, dr. Andrea Arcangeli.
Foram colocados os selos no apartamento pontifício do terceiro andar do Palácio Apostólico e, nesta noite, também no apartamento do segundo andar da Casa Santa Marta. A partir desta noite, os colaboradores têm acesso para uma última saudação ao Pontífice. Na manhã de terça-feira (22/04), será realizada a primeira Congregação Geral dos cardeais, durante a qual poderá ser definida uma eventual data para o funeral.
A trasladação do corpo do Santo Padre para a Basílica Vaticana, para a homenagem de todos os fiéis, poderá ocorrer na manhã de quarta-feira, 23 de abril de 2025, segundo as modalidades que serão definidas e comunicadas amanhã, após a primeira Congregação dos Cardeais.
A Sala de Imprensa da Santa Sé comunica que a celebração eucarística e o rito de canonização do Beato Carlo Acutis, previstos para 27 de abril de 2025, II Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia, por ocasião do Jubileu dos Adolescentes, estão suspensos.