Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em clima de Natal

Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos, já vive o clima de Natal. Foi inaugurada a Gruta da Anunciação, a casa de Isabel e o Campo dos Pastores, além do presépio. Neste ano, a proposta e mostrar uma Igreja que abre as suas portas para mostrar ao povo católico a essência desse acontecimento denominado Natal. Uma proposta ao mesmo tempo criativa, pedagógica e de aproximação com os fiéis.

O reitor Padre Luís Carlos C.Ss.R. junto às pastorais e movimentos do Santuário retrataram cenas do anúncio e expectativas do nascimento do Menino Jesus em vários ambientes do Santuário. Logo na entrada do estacionamento no espaço de convivência, encontra-se a cena da Anunciação que desperta a curiosidade de entender e adentrar nessa atmosfera de acolhida da salvação. As pessoas sentem-se atraídas a seguir o caminho para a próxima cena que mostra a espontaneidade do encontro de Maria com sua prima Izabel. Detalhes dessa cena impressionam por mostrar a simplicidade e o aconchego da casa de Isabel, despertando em todos a virtude da humildade e do amor ao próximo. Mais à frente seguindo esse percurso, chega-se ao campo dos pastores que nos provoca a imaginar a pureza e vida bucólica dos escolhidos por Deus para presenciarem a chegada do Menino Deus.

– Após essa trajetória, as pessoas sentem-se absorvidas pelo desejo de ir ao encontro desse Menino e buscam o Presépio que se encontra preparado no adro do Santuário, bem à porta. Lá estão Maria e José voltados para a manjedoura e, no outro lado,  as pessoas se identificam com os reis magos que estão na travessia seguindo a estrela guia que aponta para a Luz Salvífica que chega para todos nós na Noite de Natal. – reflete Normete Galdino.

O Santuário está preparado para apresentar um dinâmico conjunto de luzes que irão afetar nossos corações, a ponto de descobrirmos que deixar-se envolver por esta acolhida da chegada de Jesus, é prostrar-se à luz do bem que vence o mal.

– E assim celebraremos com alegria o nascimento do Salvador nas nossas famílias, entendendo que ao acender as velas nas igrejas, ao iluminar o presépio e a árvore de Natal nas nossas casas, estaremos com o verdadeiro ânimo para nos  abrirmos à verdadeira luz espiritual trazida a todos os homens de boa vontade, porque o Deus conosco, nascido da Virgem Maria em Belém, é a Estrela que ilumina nossa vida! – conclui Normete.

Edição: Ricardo Gomes com informações de Normete Galdino e fotos de Virginia Lemos