Desafios e soluções para profissionais que trabalham com crianças que possuem DAEs

Diana Hudson

Para ajudar professores – e também assistentes de sala de aula, pais e responsáveis – a entenderem as crianças que apresentam Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAEs), a britânica Diana Hudson lança, pela Editora Vozes, o livro Dificuldades específicas de aprendizagem. O objetivo é mostrar que as crianças que possuem DAE pensam de maneira diferente, só precisam de uma abordagem especial para estimular a inteligência e conseguirem aprender e reter fatos. A autora pretende que, através da obra, o leitor compreenda que essas crianças têm muitos pontos fortes que podem torná-las bem-sucedidas se forem incentivadas e apoiadas.

A ideia de escrever o livro surgiu a partir de suas experiências pessoais. “Tenho três filhos que foram diagnosticados com dislexia e, por isso, fiquei interessada em Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAEs). Ensino Biologia há muitos anos, mas depois me especializei em ensinar crianças com necessidades específicas que estão no ensino fundamental (isso inclui dislexia, dispraxia, TDAH, TEA e outras condições relacionadas). Então, montei e administrei uma unidade de apoio à aprendizagem na escola onde lecionava biologia. Também fui diagnosticada como disléxica quando tinha 50 anos! Realizei cursos de treinamento para os funcionários da minha escola e de outras pessoas, e o livreto que produzi para distribuir aos professores tornou-se a base da ideia do meu livro”, conta Diana, que atua há mais de 20 anos em projetos com alunos que possuem DAEs.

Com um texto de leitura fácil e uso prático, o livro foi escrito com a intenção de ser uma obra acessível, para que as pessoas leiam de acordo com a sua necessidade. Vem recheado de conselhos práticos e técnicas simples que foram experimentadas e testadas. “Ele não é cheio de ciência ou das teorias mais recentes, mas é um manual prático com boas idéias, dando maneiras de apoiar, ajudar e incentivar crianças com DAEs. Espero que o leitor entenda melhor como as crianças com DAEs pensam e respondem. Isso permitirá que ele seja mais encorajador e solidário e que ele procure seus pontos fortes e habilidades. Por isso um livro que possui ilustrações e anedotas para dividir o texto e proporcionar humor e um toque leve. Cada capítulo tem citações de crianças, dando uma visão interna de como elas se sentem e pensam. Cada capítulo possui referências e links de sites para fornecer mais informações, se necessário”, explica a professora.

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