Dia dos Avós e Idosos: amor, carinho e fé

A celebração do Dia dos Avós e Idosos, instituído pelo Papa Francisco no dia de São Joaquim e Santana revela as lições de vida transmitidas aos filhos e netos. Jesuína Rodrigues Pardinho é a grande inspiradora para a filha Christiane Braga e para o neto Daniel Braga Godinho, 10 anos. Lições de amor e de fé.

Ricardo Gomes – Jornalista

“Avó, uma palavra tão pequena, mas com um significado tão grande, para mim a presença da minha avó foi muito importante, lembro- me de pedir ” bença vó” antes de dormir, ainda me recordo do cheiro dos pães que ela fazia e como ficava brava de comermos antes da hora, que saudade que eu tenho da época que eu era criança e pude conviver com ela… Christiane Braga.

Uma data especial na vida de famílias que guardam o exemplo e as lições dos idosos. Fé e cuidado marcam a presença na vida de filhos e de netos. Lições que Daniel Braga Godinho revela em sua vida. Aos 10 anos o menino é exemplo de fé, herança que recebeu da avó Jesuína Rodrigues Pardinho, mulher forte que educou a filha Christiane e hoje ajuda a cuidar do neto.

Christiane fala das lições de vida que aprendeu da mãe. Fé e a certeza do amor de Deus expresso no exemplo da mãe. Devoção a Nossa Senhora que passa ao filho Daniel, 10 anos e coroinha na Paróquia São João Batista, São Roque (SP) e que vem se destacando pelo amor a igreja e a alegria de servir no altar.

– Foi com ela que minha mãe aprendeu a ter “fé”, foi com ela que minha mãe aprendeu a rezar, foi com ela que minha mãe aprendeu a ser “vó”, porque minha mãe é a melhor vó desse mundo inteiro, ela que ensinou meu pequeno a rezar, é com ela que meu filho aprendeu a ter respeito com as pessoas, é pra ela que ele corre quando precisa de um colo amigo e com ela que eu aprendi a ser Mãe..- conta Christiane.

Lições de respeito e de amor são expressas a cada dia. Jesuína se emociona em poder ajudar na educação do neto e transmitir o legado da fé em Deus e o amor a Nossa Senhora. Daniel já apresenta uma grande maturidade na fé. Além de coroinha é Legionário Mirim e difunde a devoção na Mãe e Rainha.

– Ver meu neto crescendo em tamanho e na fé é uma alegria e emoção. Hoje Daniel é um menino que sabe da importância da oração e no amor a Nossa Senhora. Seu sonho de ser coroinha foi realizado e a alegria completa em poder voltar a servir no altar. Alegria e emoção tomaram conta de ser coraçãozinho. – disse a avó.

Christiane recorda as tradições de pedir a avó para abençoa-la, recorda a casa simples e a acolhida amorosa da vovó. As refeições partilhadas o cheiro de pão que preparava para a família. Sabores, cheiros e a magia do amor. Lições que busca preservar na sua vida e do filho. Saudades e as boas recordações que nunca serão esquecidas.