Diocese de Campos celebra 100 anos da Igreja São João Batista
A Diocese de Campos vai comemorar no próximo dia 20, às 9h, o centenário da Igreja de São João Batista, no Capão, em Campos. Na ocasião, também será celebrado o 9o aniversário de elevação da Igreja ao título de Paróquia, de acordo com o pároco Padre Fábio de Melo. A Santa Missa será celebrada pelo bispo diocesano Dom Roberto Ferreria Paz. Em seguida, haverá um café da manhã comemorativo, com música ambiente.
A Paróquia fica na Rua João Maria, 260. O Tríduo preparatório para as celebrações do Centenário terá início domingo (17), às 19h, com Missa celebrada pelo bispo emérito Dom Roberto Guimarães. Nesse dia, também haverá inauguração do grande mosaico que está sendo implantado na fachada da Igreja, construído pelo arquiteto e mosaicista de Porto Alegre (RS), Leonardo Posenato. A programação do primeiro dia inclui, ainda, música ao vivo com a Banda Via de Amor.
Tríduo do centenário da Igreja, no Capão, acontece entre 17 e 20 de novembro
“São 100 anos de fé, história e evangelização. Vamos contar a história da nossa Igreja que está em obras. Estamos fazendo a restauração tanto da parte externa quanto interna da Paróquia . O grande mosaico que construímos narra o batismo de Jesus no Rio Jordão, realizado por João Batista. Nesses dias, estamos intensificando nossas orações, sob a intercessão do nosso padroeiro, para que Deus nos faça profetas”, afirmou o sacerdote.
Na segunda-feira (18), também às 19h, a celebração será presidida pelo próprio padre Fábio, com música ao vivo de Júlio Motta. O padre Gilson Motta celebra na terça-feira(19), quando haverá apresentação da história do centenário e participação da Banda Pequeninos do Senhor.
HISTÓRIA
A Igreja de São João Batista, em Campos, foi construída em 1919, quando havia um surto de gripe espanhola em muitos países, inclusive no Brasil. O imigrante italiano João Batista Paravidino, morador do bairro do Capão, foi acometido pela doença, além de mais sete membros de sua família. Estando em perigo de morte, valeu-se de sua fé e pediu a intercessão de São João Batista junto a Deus, comprometendo-se a construir uma pequena capela, em honra do Santo Precursor de Jesus Cristo.
Como por milagre, todos os membros da família foram salvos da terrível influenza, coisa rara naqueles tempos. E assim, ele construiu a pequena capela, reunindo em torno de 8 mil pessoas nos festejos inaugurais. Formou-se, ainda, a Irmandade de São João Batista, com o objetivo de promover a administração da capelinha.
A partir daí, muitas pessoas passaram pela história da Capela São João Batista. Dentre tantas figuras marcantes, há de se destacar a pessoa de Dona Júlia Benzi Paravidino que animava os festejos do padroeiro; a irmã Zilda de Castro, religiosa salesiana que promovia a catequese infantil, Dona Luiza Degel Tavares, senhor Fernando Amorim Miranda, Dona Anita Barreto, João Batista Gomes, dentre muitos outros.
Marcaram também presença na Capela os padres redentoristas, que por longo tempo animaram a vida comunitária. Em 05 de março de 1995, foi criada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no IPS, que passou a administrar a capela do Capão, tendo o Sacerdote Gilson Motta como seu primeiro Pároco. Em 11 de março de 2007, a capela foi promovida à Reitoria e padre Gilson tornou-se o reitor.
Em 20 de novembro de 2010, a Reitoria São João Batista foi elevada à Paróquia São João Batista, sob o pastoreio de Dom Roberto Gomes Guimarães e tendo como primeiro Pároco o Padre Gilson que, atualmente, administra as três unidades do Colégio Diocesano Eucarístico. Em 2018, assumiu a Paróquia o padre Fábio de Melo.
Texto: Kamilla Uhl (Pascom São João Batista)