Diocese de Campos celebra Consciência Negra com Missa

Celebração Eucarística será realizada no sábado (20/11) no dia da morte do líder do Quilombo dos Palmares, e com participação da Pastoral Afro- brasileira.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Neste sábado, às 18h, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos dos Goytacazes, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, Bispo Diocesano de Campos, presidirá missa pelo Dia da Consciência Negra, recordando a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, que no dia 20 de novembro de 1965, tombava Zumbi dos Palmares, o grande ícone da resistência do povo negro e da luta contra a escravidão. Concelebra o Coordenador Diocesano da Pastoral Afro brasileira, Pe. Márcio André Ribeiro dos Santos e os missionários redentoristas.

A Coordenadora da Pastoral Afro-brasileira do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Salvadora Maria Ribeiro dos Santos recorda como iniciou a história no ano passado com a primeira reunião com o Reitor, Pe. Luís Carlos de Carvalho e este ano a Diocese de Campos implantou a pastoral no âmbito diocesano. Maria Salvadora destaca a inspiração do líder da resistência, Zumbi dos Palmares.

Uma luta para resgatar a liberdade e a dignidade do povo negro que continua sendo vítima de preconceito, racismo e violência. Para Salvadora Zumbi chama para lutar contra todo esse processo de desigualdade racial. E o líder dos Palmares representa uma voz, uma força que se levanta e precisa perseverar para a construção da dignidade do povo negro.

– A Pastoral Afro-brasileira esta pronta para atender aos apelos da mãe negra Mariama que nos inspira a lutar pelo povo negro, enquanto povo de Deus, enquanto igreja. Somos chamados a tomar consciência acerca de nossas raízes e tradições históricas e refletir diante das desigualdades, da violência, do preconceito, do racismo e da intolerância que infelizmente ainda existem nosso país. – confidencia Salvadora.