Bispo de Campos e ecônomo participam da primeira reunião com as foranias

“É necessária uma liderança presbiteral responsável. Porque como poderemos falar de justiça ao mundo se não a praticamos em casa? Tudo isso foi parte de um pequeno diálogo que estabeleci com os presbíteros”, declarou Dom Roberto.

O economato da Diocese de Campos realizou, na manhã desta quinta-feira (21/02), o primeiro encontro com as foranias da Igreja Particular de Campos. A primeira etapa teve início com o encontro com os sacerdotes da Forania do Santíssimo Salvador. A reunião, que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro IPS, contou com a presença dos sacerdotes das 10 paróquias, 4 capelanias e o Santuário Redentorista, além do Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco, e do ecônomo Pe. Marco Antônio Soares. Dentro da gestão eclesial, o ecônomo tem que estar atento a toda a área administrativa por causa da prestação de contas à Receita Federal, da qual a Igreja não está isenta, mesmo que possua imunidade tributária. “Estes nossos encontros tem objetivo de demonstrar aos sacerdotes as necessidades da Mitra, mas em um momento de transparência das ações realizadas. Também é seu dever zelar pela relação com as paróquias, notar se há alguma em situação de dificuldade financeira”, mencionou o Pe. Marco Antônio.

De acordo com Dom Roberto Francisco o encontro, o primeiro do ano em que esteve presente, apresentou um saldo positivo. O Bispo acredita que os bens devem estar a serviço, na transparência onde primeiro deve existir uma conversão a administrar corretamente os bens.  “A reunião colocou algumas visões que servem para ter uma noção do que seria este ano. A nossa oração, de uma campanha que nos chama a amizade social, e o presbítero tem muito a ver com isso, com o ministro da unidade, do perdão e da misericórdia, não só na comunidade católica, mas no mundo. Também, claro, a retomada com o econômico de uma administração sinodal também, que supere essa visão tacanha de ver a igreja como um benefício a ser explorado. Uma economia, como quer o Papa Francisco, a serviço da vida da igreja, da comunhão, da partilha, e por isso uma economia dizimal”, afirmou Dom Roberto.

A Forania do Santíssimo Salvador é formada por 16 comunidades eclesiais que integram a área do Centro de Campos, além do bairro de Ururaí e o Distrito de Dores de Macabu. A forania é formada pela Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Santa Helena, Paróquia Santa Teresinha, Paróquia Imaculado Coração de Maria, Paróquia Nossa Senhora das Dores, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia São João Batista, Paróquia São Benedito, Capelania São José – Colégio Eucarístico, Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Capela Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos), Capela Nossa Senhora Auxiliadora -Instituto Maria Auxiliadora e a Capela Nossa Senhora Auxiliadora- Instituto Profissional Laura Vicunha.