Diocese de Campos inicia Missas presenciais na cidade de São João da Barra
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus a Diocese de Campos abriu as missas presenciais na cidade de São João da Barra, Norte Fluminense. A abertura das igrejas foi de acordo com Decreto Municipal da Prefeitura e com protocolos da Diocese de acordo com as orientações das autoridades sanitárias. A Quase Paróquia de Santo Amaro da praia de Grussai iniciou a celebração após a higienização do tempo e o acompanhamento aos fiéis que na chegada tiveram medição de temperatura, aplicação de álcool gel e distanciamento social com uso de máscaras. A Paróquia São João Batista e a Quase Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Barcelos terão celebrações presenciais neste fim de semana.
Pe. Marcos Paulo Pinalli da Costa da Quase Paróquia Santo Amaro divulgou nas redes sociais as medidas para a participação dos fiéis e as medidas sanitárias para a participação nas celebrações com todos os cuidados sanitárias desde a higienização da igreja até a acolhida. Para o sacerdócio um desafio e o cumprimento de todos os protocolos.
– Com a graça de Deus estamos retornando nossas missas e outras celebrações com a presença de 30% do número de fiéis que ocuparão os assentos em nossas Comunidades. Queremos acolher da melhor maneira possível, no entanto, será necessária uma mútua colaboração.
Resolvemos, para o bem de todos, elaborar, de modo mais simplificado, estas orientações sobre o modo pelo qual participaremos em todas as nossas celebrações. Estas orientações são fundamentadas nas “Orientações da CNBB para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia da COVID – 19”.
Tudo ainda é muito novo para nós. Antecipo o pedido de perdão se houver falha nesta tentativa de acertar. Venho pedir a compreensão àqueles que não poderão participar, ou talvez terão que esperar outra missa ou celebração por termos preenchido o número permitido.
Na Igreja Santo Amaro em Grussaí será disponibilizada uma lista de 71 pessoas por missa ou celebração, incluindo os que servirão na liturgia e transmissão (PASCOM). Os nomes daqueles que desejam participar deverão ser entregues na secretaria.