Diocese de Campos lança oficialmente a Pastoral Afro-brasileira

Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz na quinta feira (29) no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campos implantou oficialmente a Pastoral Afro- brasileira na Diocese de Campos

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Cobertura fotográfica e Vídeos: Gercia Gomes (Pascom/ Santuário)

A Diocese de Campos lançou oficialmente na noite da quinta-feira (29) a Pastoral Afro- brasileira. O Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz presidiu no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a Santa com presença de religiosos de matriz africana e evangélicos. Concelebraram os Missionários Redentoristas, Pe. Márcio André Ribeiro, Coordenador Diocesano e Pe. Edmar Augusto, Capelão da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosario e São Benedito dos Pretos no Rio de Janeiro e da Pastoral Afro no Regional Leste 1.

Pe. Márcio André Ribeiro, Coordenador da Pastoral Afro-brasileira na Diocese ressalta que o racismo estrutural é visível no Brasil e não comum encontrar altos cargos com negros e muitas vezes no mercado de trabalho negros são relegados a cargos subalternos e a Pastoral Afro quer evangelizar a partir do dialogo com essa cultura e um convite a história dos ancestrais que foram escravizados e humilhados a trazidos em condições sub-humanas. Pe. Marcio recorda que muitos discursos sobre os direitos humanos e dar ao negro seu devido papel na sociedade é vivenciar esses direitos. E essa realidade ainda reflete na vida da igreja com poucos padres afrodescendentes.

-A Pastoral Afro- brasileira é uma necessidade que se impõe nestes nossos tempos na medida que situações de racismo, preconceitos e discriminação que achávamos terem sido superadas ao longo das últimas décadas na verdade estavam escondidas e voltaram à baila principalmente nos últimos anos. A igreja é universal e para todos os povos e quer dialogar com todas as culturas. – destaca Pe. Márcio André Ribeiro.

Dom Roberto Francisco destaca a Pastoral Afro-brasileira tem o objetivo de incluir o afro descendente na igreja, inculturar a sua fé e perceber que essas raízes, essa ancestralidade e essas memorias possam enriquecer a igreja e torna-la mais católica e afirma que a igreja deve ser de todos os povos, de todas as culturas e de todas as nações.

– A Pastoral Afro-brasileira deve tornar a igreja a torna-la mais aberta a multirracialidade e promovendo a igualdade racial e a dignidade de toda pessoa para que todos tenham vida e a tenham em abundancia como quer Jesus Salvador que veio para salvar a todos não excluindo ninguém. – destaca o bispo.