Diocese de Campos promove Retiro Canônico para os Sacerdotes

“Um retiro é um momento especial para recuperar essa chama da vocação, acolhermos mutuamente e nos motivarmos para sermos uma Igreja sinodal, em saída, que escuta os sinais dos tempos. Especialmente neste ano do centenário”, afirma Dom Roberto.

Teve início nesta segunda-feira (18/07), mais um Retiro Canônico Presbiteral da Diocese de Campos. O encontro, que prossegue até a próxima sexta-feira (22/07),  acontece no Hotel Retiro das Rosas, no distrito e Cachoeira do Campo, na cidade de Ouro Preto, que fica na região Central do estado de Minas Gerais. O encontro reúne todos os presbíteros diocesanos, ao redor do Bispo Diocesano.

Em postagem nas redes sociais o Reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada, Pe. Alexandre Mothé, e o vice-reitor Pe. Raphael Ferreira, falaram sobre a importância deste momento de espiritualidade e convivência fraterna. Os sacerdotes também querem oferecer suas orações por cada um de vocês neste tempo de retiro.  “Permaneceremos aqui até sexta-feira, nós queremos contar com suas orações por nós e por todo o clero da Diocese de Campos”, afirmou o Pe. Raphael. “E nós queremos oferecer as nossas orações por vocês, queremos rezar também por suas intenções em nosso retiro. Que Deus nos abençoe, a todos nós e a nosso clero diocesano”, disse o Pe. Alexandre.

De acordo com o Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco, longe de ser uma imposição, é um momento oportuno para que os ministros da Igreja renovem as forças físicas e espirituais, sobretudo, principalmente após esse período de pandemia causado pelo novo coronavírus. “Um retiro para ter essa eficácia do encontro com Deus, mas também com os irmãos do presbitério. É muito importante para o clero diocesano, a partilha da caminhada comum, principalmente em que o padre também foi abalado, por questões de saúde e administrativas. Um retiro é um momento especial para recuperar essa chama da vocação, acolhermos mutuamente e nos motivarmos para sermos uma Igreja sinodal, em saída, que escuta os sinais dos tempos. Especialmente neste ano do centenário. A importância está em caminharmos juntos com o Papa Francisco, sermos ministros da misericórdia, diálogo com a sociedade”, declarou Dom Roberto.

O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica (está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º), é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo.