Diocese de Campos quer implantar a Pastoral do Turismo

Pe. Wellington Souza participou do VIII Encontro da Pastur em Maringá. A Pastur deseja ser um serviço qualificado de evangelização no segmento do turismo e lazer que cresce de forma exponencial nos últimos anos. “Precisamos bem acolher os fiéis que buscam ir aos santuários, pontos turísticos e que sempre devem encontrar uma porta aberta. Uma mão amiga, mas uma recepção calorosa” declarou Dom Roberto.

Foi realizado entre os dias 15 a 18 de novembro, o VIII Encontro Nacional da Pastoral de Turismo aconteceu na cidade de Maringá, no estado do Paraná. A Diocese de Campos foi representada no encontro pelo Pe. Wellington Souza, que foi designado pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, para implantar a Pastoral do Turismo no território Diocesano. Segundo o Pe. Wellington a Pastoral do Turismo é nova no país, mas tem bastante trabalho pela frente. Para o sacerdote são tantas as frentes de evangelização, que a pedido do Bispo Dom Roberto foi conhecer esse trabalho para implementá-lo no ano de 2024. “É uma pastoral tão nova, mas que efetivamente tem um trabalho evangelizador brilhante, pensando justamente no turismo, não apenas no âmbito do turista, mas quem serve também o turista. Então, pensando nessas perspectivas, tanto nos atrativos, como também nos guias, nos trabalhadores da rede hoteleira. Em 2024 implantaremos essa pastoral dentro de nossa diocese, primeiramente recrutando agentes para depois chegar às bases, nas paróquias, tanto uma divulgação dos atrativos”, afirmou o padre.

O evento contou com palestras, trocas de experiências, visitas e orações, contribuindo para a qualificação e engrandecimento de cada participante. O foco da Pastoral do Turismo são os agentes e guias de turismo, lideranças de santuários, estudantes de turismo e pessoas envolvidas na governança turística de uma região. Durante o encontro foi apresentada a nova coordenação nacional, tendo o Pe. Manoel de Oliveira Filho como coordenador, além de outras funções que foram definidas para gerir a caminhada sinodal. Neste ano de 2023, o tema e o subtema são frutos de uma pesquisa com agentes da pastoral e uma contribuição para a reflexão da sinodalidade que a Igreja Católica vem aprofundando. Ao final do evento, foi anunciado que o próximo encontro nacional, no ano de 2024, será realizado na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

O tema do encontro “Turismo e Espiritualidade” é fruto de uma pesquisa com agentes da Pastoral e uma contribuição para a reflexão da sinodalidade que a Igreja Católica vem aprofundando. Padre Manoel de Oliveira Filho, coordenador nacional da Pastur, explica que o evento além de ser um aporte para a preparação do próximo Ano Santo Jubilar, que convoca a peregrinar com esperança, unirá forças em prol da evangelização. “Foi um encontro muito especial, 10 estados presentes, dioceses, santuários, várias comunidades eclesiais e aqui nós refletimos nesses dias sobre a espiritualidade no turismo, a sinodalidade no mundo do turismo e como nós, pastor, pastoral, presença de igreja, podemos fazer a diferença nas várias instâncias de governança, levando a nossa espiritualidade, levando a nossa visão de igreja para a atividade turística”, declarou o Pe. Manoel.

Com o slogan “Sirva quem te serve – Elevando o Turismo: valorizando quem nos recebe”, a Pastur lançou, durante o encontro, uma campanha que deseja sensibilizar o mundo do turismo, inclusive as comunidade eclesiais, para o fato de que existem invisibilizados na atividade turística, tantas vezes não vistos e valorizados, que precisam ter luzes lançadas sobre si pois são fundamentais para atividades. Motoristas e condutores, guias, garçons e tantos profissionais esquecidos.

Na Forania de Natividade, no Vicariato Noroeste, por exemplo, há locais que atraem grande número de turistas anualmente como o distrito de Raposo, em Itaperuna, reconhecido como o único circuito das águas do estado do Rio. No município de Natividade, o Santuário de Nossa Senhora da Natividade, no Centro, e no sítio Água Santa, conhecida popularmente como “Santuário das Aparições”.