Diocese de Campos vai sediar 1ª Feira Agroecológica do norte fluminense

No próximo sábado (13/08), a Diocese de Campos, irá promover a 1ª Feira Agroecológica na cidade de Campos, norte do estado, no Espaço ao ar livre na sede da Mitra Diocesana, no Centro de Campos. A Feira será promovida pelos movimentos sociais FAS-Campos, CPT e MPA, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca (SEMAP), o Programa de Mestrado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), por meio do Professor Fábio Coelho e, ainda, da Mitra Diocesana de Campos, responsável pela disponibilização do espaço.

De acordo com a organização do evento, a Feira segue a linha agroecológica, que trabalha com o conceito de modelo de agricultura alternativa, baseada na integração e aplicação de conceitos ecológicos e sustentáveis na produção de alimentos. “Ela auxiliará os agricultores rurais, urbanos e periurbanos, especialmente os assentados da reforma agrária, a escoar suas produções, oferecendo produtos mais frescos, livres de agrotóxicos, de boa qualidade e com preços mais justos e acessíveis”, afirma o diácono e professor da UENF Fábio Coelho.

No local também serão oferecidas variadas comidas típicas e artesanatos, produzidos por mulheres do município de Campos e que ressaltam a importância dessa atividade como fonte geradora de renda e fomento à cultura local. O evento vai contar com apresentações culturais, lançamento de livro e rodas de conversa sobre Segurança Alimentar e Nutricional e Alimentação Saudável. “Será um espaço de troca de saberes entre agricultores e a sociedade”, finaliza Fábio.