Dom Mauro Morelli, o Profeta da inclusão e da esperança

Tive o meu primeiro contato com a figura emblemática do Bispo Dom Mauro quando fazia teologia no Seminário de Viamão da Arquidiocese de Porto Alegre, embora ele já tivesse saído a muitos anos quando fez a Filosofia lá, meus colegas começaram a brincar comigo porque ocupava o quarto de Dom Morelli. Isto que me causou uma surpresa, me interessou e fui atrás para conhecê-lo, pois era admirado e personagem lendário para toda comunidade. Mais tarde, quando eu era padre, ele visitava os padres do tempo da filosofia, tive o encontro pessoal e fiquei encantado com a simplicidade e autenticidade com que ele partilhava sua experiência de Pastor. Em ocasião do Primeiro Fórum Social Mundial em Porto Alegre vivenciei o impacto que brotava do seu coração corajoso e compassivo na defesa dos pobres e famintos.

Quando me tornei Bispo do Regional Leste 1, na Diocese de Campos Dom Mauro já estava emérito, porém continuava a ser uma liderança episcopal firme nas suas convicções que apresentavam sempre um Evangelho comprometido com o povo, empoderando as pessoas a partir de um Cristo vivo que libertava e restaurava situações de miséria e opressão. Seu foco no direito à alimentação saudável e nutrição equilibrada para todos/as em especial as crianças, seu entusiasmo e promoção da participação do laicato de forma sinodal e adulta, no planejamento pastoral e na corresponsabilidade e na gestão dos bens e seu incentivo a presença pública da Igreja na tutela do bem comum e dos direitos humanos deixou uma lembrança inesquecível. Quem teve a alegria e a felicidade de compartilhar com ele sentimentos, ideias e valores poderá testemunhar inequivocamente a sua generosidade, desapego, e profunda e radical coerência com que vivia e transparecia o Reino.

Sempre que via e estava com Dom Mauro aprendia a ser mais humano, e me fazia alargar o horizonte não só da compreensão do meu ministério, mas da necessidade de como afirma o Papa Francisco de estar alegre por ser servidor do povo. Acredito que Bispos como Dom Mauro Morelli nos fazem esperançar a caminhada de uma fé viva, profética e inabalável no compromisso com o Reino dos pobres. Deus seja louvado!

+ Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos