Dom Roberto Francisco celebra Santa Missa pelo aniversário natalício

Fotos: Antônio Filho (Comunicação Diocese de Campos)

Na noite desta segunda-feira (06/06), foi celebrada a Santa Missa em Ação de Graças, pelo aniversário natalício do Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz. A celebração, teve início às 19h, foi realizada na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos, e foi concelebrada pelo Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey, Dom Fernando Rifan, além de sacerdotes diocesanos, religiosos, diáconos, seminaristas e dos fiéis. Vários integrantes de Pastorais e movimentos diocesanos estiveram presentes na celebração.

Dom Roberto enfatizou durante a reflexão que a Igreja, assim como Maria é Missionária, a primeira a dar testemunha de Jesus. “Para conhecer qual é conhecer a Missão, o propósito temos que ver o exemplo de Maria. Por Maria o evangelho se torna e Igreja. Agora falando do meu aniversário, agradeço a todos pela mensagem. Agradeço por ter tantos amigos, irmãos e pertencer a Igreja Católica”, enfatizou Dom Roberto.

Ao final da Santa Missa, Dom Fernando Rifan parabenizou Dom Roberto pelo aniversário natalício. “Nós nos tornamos filhos de Nossa Senhora, quando Jesus ‘cabeça da Igreja’ se encarnou. Foi proclamado isso na cruz ‘Eis aí tua mãe’. Desejo a Dom Roberto que ele seja esse apóstolo, como sempre é, com as bênção de Nossa Senhora a Mãe da Igreja de Nosso Senhor. Dom Roberto recebe os nossos cumprimentos, oração e plena comunhão”, declarou Dom Roberto.

Durante as homenagens foi lida a mensagens do episcopado, como do Arcebispo do Rio, Cardeal Dom Orani João Tempesta; do Arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo; uma moção de homenagem da Prefeitura de Niterói, além do clero diocesano e dos fiéis. “Agradeço novamente estas manifestações de carinho e ternura, que são profundamente Marianos. Maria nos ensina a tornar o evangelho um hino de louvor, mas também o cuidado com a vida, concreto com cada ser humano. Fazem isso com um velho bispo, mas preciso mesmo de carinho. Nós precisamos desse afeto para nos sentirmos pais. Pastores e pais”, finalizou Dom Roberto.

Dom Roberto completou no ano passado 10 anos à frente da Diocese de Campos, na área administrativa, conseguiu a centralização canônica e financeira; a legislação do primeiro sínodo diocesano, unificando normas e orientações pastorais; a criação do Tribunal Diocesano; e a Reforma do Prédio da Nova Mitra. No plano espiritual e da vida eclesiástica, vieram novos institutos religiosos: carmelitas servas dos pobres, que abriram casa de formação na Diocese; Irmãos da Caridade (mercedários); acolhemos uma irmã eremita; recebemos a profissão de numerosas consagradas de vida individual (viúvas e virgens); aumentou sensivelmente o diaconato permanente (de três para mais de quarenta membros); e a formação presbiteral teve todas as suas etapas em Campos, fortalecendo o Seminário.