Dom Roberto Francisco presidiu Celebração de Encerramento do Encontro das Pastorais Ambientais do Brasil

Texto e Fotos – Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Bispo de Campos e Referencial da Ecologia Integral, Regional Leste 1 Dom Roberto Francisco participou no domingo (28/06) da Celebração de Encerramento do Encontro das Pastorais Ambientais do Brasil. A celebração reuniu participantes de todo o Brasil. Da Diocese de Campos participou o Diácono Permanente, Afonso Carlos de Menezes e esposa Geralda. Durante o mês de junho diversos temas foram debatidos com diferentes enfoques.

Durante o mês de junho o Encontro Nacional das Pastorais ambientais do Brasil reuniu especialistas e representantes pastorais de todo pais dentro das diversas experiências de agressão e de proteção da Casa Comum. Dom Roberto saúda a todos participantes e destaca a urgência de rever atitudes neste tempo de Pandemia do Coronavirus. A Celebração começa com pedido de perdão pela falta de cuidado com a vida e com meio ambiente.

– Todas as Igrejas Cristãs tem esses dois pulmões. Um pulmão que clama pela clama pela unidade e a mensagem de guardar as palavras de Jesus anunciou e deve ser constantemente atualizada luz dos sinais dos tempos  e o carisma de levar essa mensagem a todos nas diversas realidades. `precisa guardar a identidade crista e se lançar para o dialogo com as culturas e formas de pensamento e reunir aqueles que querem colaborar com a defesa da Casa Comum. O Papa Francisco levanta três idéias que nos inspiram como Pastorais Ambientais. Primeiro a Cultura do Encontro e sempre realizar encontros e a todos que estão interessados e a toda a humanidade. Segundo o cuidado com a vida e ao cuidado com o planeta, com todas as criaturas, a nossa saúde seriamente ameaçada e o cuidado com todas as pessoas que as vidas estão ameaçadas e esse nosso encontro teve em particular o amor a causa dos irmãos negros e finalmente a misericórdia e o amor e se não temos amor que deve inspirar a nossa pastoral e Deus com a ternura quer acolher a todas as criaturas, a todos os Biomas, todos os ecossistemas a esse olhar misericordioso e compassivo. – reflete Dom Roberto.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *