São Fidélis celebrou padroeiro e 215 anos de construção da Igreja Matriz

Fotos e informações: Pascom São Fidélis

Os fiéis do município de São Fidélis, na região norte do estado, participaram de um duplo momento de celebração, nesta quarta-feira (24/04). A primeira a Festa do Padroeiro São Fidélis de Sigmaringa, o segundo motivo as comemorações dos 215 anos de construção do prédio do atual Santuário, que foi inaugurado no dia 23 de abril de 1809. Projetado e construído pelos capuchinhos Frei Ângelo Maria de Lucca e Frei Vitório de Cambiasca, no estilo arquitetônico neoclássico. A Igreja foi idealizada em formato de cruz, inspirada na Basílica de São Pedro no Vaticano, dispõe de uma cúpula central totalmente pintada pelos capuchinhos. A Santa Missa Solene do padroeiro foi presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, concelebrada pelo pároco Pe. Gilberto Araújo, além de outros sacerdotes.

Durante a homilia, Dom Roberto falou sobre o exemplo de São Fidélis de Sigmaringa, que viveu em um mundo dividido e morto por não abrir mão de suas convicções. “São Fidélis foi fiel ao Evangelho de Cristo. Hoje vivemos em um mundo dividido e precisamos refletir se também viemos ao mundo para repugnar as heresias. Evangelizar com argumentos e com fervor foi a missão de nosso padroeiro e essa é uma missão mais atual do que nunca. A caridade levou São Fidélis ao martírio e essa entrega não pode ter sido em vão. A Igreja teve diversos mártires que se entregaram plenamente pela fé dos apóstolos e é nosso compromisso lutar pela manutenção da fraternidade, da paz e do amor”, declarou Dom Roberto.

Foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), no ano de 2002. A construção foi elevada à categoria de Santuário Diocesano, na comemoração do padroeiro dia 24 de abril de 2022. O local ganhou esse título por ser preparado e específico para a peregrinação, na busca dos sinais da experiência de fé, porque ali acolhe muitas pessoas para celebrações eucarísticas, para o atendimento sacramental, para o aconselhamento, sendo um local de afluxo de peregrinos e de romarias. Quando o local atende a esses atributos, normalmente solicita-se ao bispo e ele concede o título de Santuário.