“Dom Roberto Guimarães criou raízes com seu trabalho em Cambuci e como Bispo na Diocese de Campos”, afirma Orávio de Campos Soares

Políticos, sacerdotes, intelectuais, jornalistas e jovens falam do pastoreio de Dom Roberto Gomes Guimarães. O jornalista e professor universitário Orávio de Campos Soares recorda o trabalho de Dom Roberto na cidade de Cambuci e fala de seu pastoreio profético na Diocese de Campos.

– Sou testemunha da dedicação religiosa de D. Roberto Guimarães desde que atuava no interior de Cambuci, onde criou raízes com o seu trabalho evangelizador e, depois, como Bispo de Campos, onde atuou na imprensa como articulista na Folha da Manhã. Seus artigos, agora reunidos em livro, mostram sua inspiração como escritor compromissado com sua missão de emérito doutor da igreja católica. – conta Orávio.

O jornalista Marco Antonio Lourenço Feliciano conheceu Dom Roberto em Itaperuna onde morou até os 5 anos de idade e fala com alegria e orgulho de falar um pouco da vida do bispo e suas lições. Recorda com alegria ter recebido o Sacramento do Crisma em 1996, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campos.

– Falar de Dom Roberto Guimarães, é uma tarefa superdifícil! Lembro-me mais ou menos, da década de 80, mais precisamente, 1983, 1984 e 1985, quando morávamos na cidade de Itaperuna, digo com muito orgulho que então que o Pe. Roberto era pároco na matriz de São José do Avahy, carisma em pessoa, opinião de minha mãe Maria Aparecida, também, foi o nosso 1º pároco. Frequentávamos as missas dominicais e, o Pe. Roberto, sempre com sua simpatia, carisma, celebrava como ninguém. Ao passar dos anos, retornando à Campos, o Bispo era Dom Carlos Alberto Navarro, Dom João Corso e posteriormente, Dom Roberto Guimarães, para a nossa alegria. Responsabilidade esta atribuída pelo Papa São João Paulo II. Retiros, missas foram inúmeras ações feitas por esse homem de Deus. Por isso, louvamos e bendizemos à Deus pela vida de D. Roberto Guimarães, esse grande homem de Deus.- disse Marco.

Moradora de Aperibé, Maria da Graça Bairral Neves fala das recordações e da docilidade de Dom Roberto Guimarães e recorda as vezes que visitou a cidade nas missas na Paróquia São Sebastião. E destaca o pastoreio marcante na Diocese de Campos. Humildade e Simplicidade com palavras sempre afáveis.

– Quando falamos de Dom Roberto Guimarães imediatamente nos vem a mente sua fala mansa e calma,  seu marcante bom humor, sua peculiar humildade e seu sorriso cativante e impossível esquecer com que amor e carinho conduziu seu grande rebanho quando a frente da Diocese de Campos. – disse Maria da Graça.