Dom Roberto vai ordenar sacerdotes dois irmãos Mercedários da Caridade durante a pandemia, mas sem a presença de fiéis

Diocese de Campos vai receber dois novos sacerdotes neste sábado

A pandemia da Covid-19 cancelou grande parte dos eventos em todo o mundo, inclusive limitando as celebrações religiosas. Na Diocese de Campos, as Missas têm sido realizadas sem a presença de fiéis. Entretanto, neste sábado (02/05), o bispo diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, vai ordenar ao ministério sacerdotal os diáconos Ademir Dias Mendonça e Geraldo Aguiar, da Congregação dos Irmãos Mercedários da Caridade, que atualmente realizam um trabalho pastoral na Paróquia Menino Jesus de Praga e Imaculada Conceição, no distrito de Travessão, em Campos.

” Isso prova que a Igreja não para, não fechou, não é uma ONG com prazos ou tempos definidos. Ao contrário é o Corpo Místico de Cristo. E ela acontece onde há pessoas, onde há comunidades, na importa o número”, declarou Dom Roberto.

A cerimônia está prevista para as 10h, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos. Como a presença dos fiéis não é permitida, toda a celebração será transmitida pelas redes sociais da Diocese de Campos, por streaming, além de ser retransmitida pelas paróquias, para dar a possibilidade a sua comunidade religiosa, e também a sua família, de acompanhar a cerimônia virtualmente.

Para o bispo Dom Roberto, o tempo de pandemia é de cuidar. “Será uma ordenação quase que privada, com as portas fechadas e limitada a um número muito pequeno. Isso prova que a Igreja não para, não fechou, não é uma ONG com prazos ou tempos definidos. Ao contrário é o Corpo Místico de Cristo. E ela acontece onde há pessoas, onde há comunidades, na importa o número. Jesus disse onde dois ou três estiverem reunidos aí está a Igreja. Então, nós estaremos lá para ordenar e vamos transmitir, pois todos têm direitos de acompanhar e rezar. Por outro lado estes irmãos Mercedários têm um carisma muito importante para este momento, que é estar com os pobres. Amor e servir os pobres, dar a vida por eles. A vida é resgate, libertá-los com a mensagem de Cristo”, afirmou Dom Roberto.

Os diáconos foram ordenados em novembro de 2019 na Paróquia Menino Jesus de Praga e Imaculada Conceição, onde já prestam serviço pastoral. A Congregação dos Irmãos Mercedários pertencem a Ordem dos Mercedários. Eles têm como carisma o serviço à caridade. De acordo com o irmão Ademir Dias, um dos que serão ordenados, a vocação nasce da necessidade de ter a vocação a caridade, o chamado a caridade.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)