Educação para transformar a realidade social

Desafios de ser Educador diante dos racismos provenientes das Desigualdades Educacionais dos negros, tendo como uma das soluções a Reeducação dos Educadores.

Marta Conceição Pessanha Batista Martins – Educadora

Quando iniciei o meu trabalho na escola pública a dezessete anos, não imaginava os desafios que iria enfrentar como professora negra, atuando em duas escolas públicas da periferia do Município de Campos dos Goytacazes (RJ), onde as clientelas dessas escolas são formadas por maioria negras.

Logo de início deparei com um quadro muito grande de desigualdade educacional dos negros em relação aos brancos onde se encontra bem evidente pelo grande número de reprovação, evasão, distorção idade-série, e.t.c presente entre os alunos negros nas escolas públicas. Ao fazer referências em relação a essa desigualdade educacional dos negros, ao racismo presente no dia a dia da população negra, é necessário, frisar que a história dos negros na educação está relacionada com a Abolição da Escravatura, essa trouxe libertação, porém não veio com nenhum projeto de integração dessa população negra na sociedade, incluindo aí a Educação.

Com isso, os negros estão em total desvantagens em relação aos brancos, por exemplo: “a escolaridade média de um jovem negro com 25 anos de idade gira em torno de 6,1 anos de estudo; um jovem branco da mesma idade tem cerca de 8,4 anos de estudo. O diferencial é de 2,3 anos. Apesar da escolaridade de brancos e negros crescer de forma contínua ao longo do século, a diferença de 2,3 anos de estudos entre jovens brancos e negros de 25 anos de idade é a mesma observada entre os pais desses jovens. E, de forma assustadoramente natural,2,3 anos é a diferença entre os avós desses jovens.

Além de elevado o padrão de discriminação racial expresso pelo diferencial na escolaridade entre brancos e negros, mantém-se perversamente estável entre as gerações” (HENRIQUES, 2001, P.26). Mesmo com a Lei 10.639 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos escolares, ainda sinto grande resistência nos meios escolares e entre os meus colegas professores em trabalhar essas questões raciais em sala de aula, talvez seja por não se identificarem com essas questões, mas também devido a falta de investimento do governo, na formação dos professores para poder educar nessa relação de cunho étnico social.

Diante dessas dificuldades, muitas vezes, provenientes da má formação pedagógica dos professores, sentimos incapazes de enfrentar muitos conflitos raciais, que ocorre, tanto no interior das salas de aula como em todo o ambiente escolar. Esses conflitos raciais são os xingamentos (macaco, negrinho, cabelo de bombril, e.t.c), as brincadeiras racistas ou até mesmo em participação de alguns eventos escolares, onde os negros são quase sempre colocados em último lugar. Daí seria necessária uma Reeducação de nós professores, para que nessas situações possamos intervir explicando essas atitudes racistas. A Reeducação é a palavra-chave para avançar no combate às desigualdades educacionais dos negros e o racismo impregnado na nossa sociedade e dentro das escolas, pois nos professores somos influenciadores de opiniões.

Atualmente nos professores não podemos dizer que não temos materiais sobre a cultura Afro-Brasileira, pois já temos vários livros sobre esse tema, em que o professor pode trabalhar em sala de aula, assim como também na literatura negra com personagens negros, vídeos e.t.c É de suma importância trabalhar a identidade negra, respeitando os alunos com as suas características físicas, com os seus cabelos crespos, a sua religiosidade ou seja, levantando a autoestima desses alunos negros.

A cada dia aumenta a necessidade de uma escola que respeite às diferenças e acolha a todos da mesma forma e trabalhe essas questões raciais em todos os componentes curriculares, não somente em aulas de histórias ou em datas comemorativas como o dia 20 de novembro Dia da Consciência Negra ou 13 de maio Dia da Abolição da escravatura. A partir de uma Reeducação estaremos dando um avanço no caminho para reparar essa desigualdade educacional dos negros e esse racismo tão presente e que vem a cada dia aumentando em nossa sociedade.

Fonte: As desigualdades educacionais, a população negra e a educação de Jovens e Adultos- Joana Célia dos Passos

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