Ensinar a seguir e a testemunhar a Cristo

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo de Campos (RJ)

A Festa da Cátedra de São Pedro significa, entre outras coisas, a presidência de Pedro, no ensino e confirmação da fé aos seus irmãos e todo o Povo de Deus. É um serviço para a comunhão e a unidade, perseverando na doutrina revelada por Cristo no Espírito Santo. Para nós, cristãos, a mensagem é uma pessoa, Jesus Cristo Salvador, por isso importa caminhar junto, edificar a Igreja como o Corpo de Cristo na história.

Liderar e guiar esta caminhada rumo à Casa do Pai, à plenitude da salvação, no espírito sinodal de comunhão fraterna e serviçal é a grande missão do sucessor de Pedro, o Papa. Ao mesmo tempo em que dar e ser um testemunho luminoso e firme de Cristo, este ministério constitui um sinal de ser pedra e gruta, isto é, refúgio, abrigo, aconchego na ternura e misericórdia de um Deus Amor.

Ainda o ofício de ser ponte, tecedor de laços de encontro e de amizade entre os povos e nações para, na Paz e na Concórdia do Reino, ir possibilitando o sonho do Deus clemente e bom, a reunião da família humana, reconciliada e acolhida no perdão e no amor. Desta arte vemos, nos Papas, promotores e defensores incondicionais da vida e dignidade da pessoa humana, da integridade do planeta como Casa Comum e, como Cristo, amigos entranháveis dos pobres e pequeninos.

Como Terêncio, o poeta romano, os Papas têm afirmado que nada do que é verdadeiramente humano nos pode ser estranho, que a pessoa humana será sempre o caminho e meta da evangelização e libertação que Jesus veio trazer ao mundo. Com o nosso Papa Francisco, avançamos seguros na barca de Pedro para iluminar, abrir caminhos, e ir gerando, na nossa história, marcada, por vezes, pelo ódio, a divisão e a desigualdade, a civilização do amor, do pão repartido e da solidariedade universal.

Confiamos plenamente na sua sabedoria e coragem, na sua fidelidade ímpar ao Evangelho e nos sentimos muito animados a ser cada vez mais uma Igreja em saída, misericordiosa, servidora, samaritana e cuidadora da vida. Deus seja louvado!