Esporte e Solidariedade: Grupo de Ciclista promovem pedal com arrecadação de alimentos
Associar o ciclismo, modalidade esportiva a solidariedade. O Grupo Andarilhos do Pedal realizará no dia 22 de agosto na Festa de Nossa Senhora da Penha em Morro do Coco, Campos dos Goytacazes um pedal com arrecadação de alimentos destinados a Pastoral Social Santa Teresa de Calcutá. O grupo percorrerá um percurso marcado por paisagens de beleza e ambiente natural. Evento contará com dois percursos. Light para os iniciantes no mountain bike e percurso elite para quem já tem experiência no esporte e gosta de aventura.
Ricardo Gomes – Diocese de Campos
Ciclismo e Solidariedade. O Grupo Andarilhos do Pedal, grupo que surgiu no Distrito de Morro do Coco promoverá um pedal na Festa de Nossa Senhora da Penha, no distrito com o objetivo de arrecadar alimentos entre os participantes destinados a Pastoral Social Santa Teresa de Calcutá. O evento ainda não tem data confirmada.
O Grupo de Ciclismo Andarilhos do Pedal tem realizado momentos esportivos, reunindo participantes para a prática esportiva e ao mesmo tempo para visitar alguns locais de beleza natural. Curtir a paisagem registrar tudo com muitas fotos e dá risadas. Nos mais de 8 anos de existência Os Andarilhos do Pedal já fizeram muitos “Pedais” (passeios ciclísticos) beneficentes. Todos nos arredores de Morro do Coco, sempre com objetivo de incentivar a prática esportiva, o respeito a natureza e ajudar o próximo.
– Muitos buscam testar seus limites nas subidas, distâncias percorridas. O grupo surgiu do desejo em comum dos amigos de Morro do Cocô em pedalar nos fins de semana e curtir as paisagens de nossa região. Durante o percurso, as resenhas são muitas. – destaca Edjânio.
Pe. José Maurício Peixoto enfatiza a importância da conscientização dos ciclistas do Grupo Andarilhos do Pedal que ao mesmo tempo participam de uma atividade esportiva que já faz parte da tradição e esse cuidado em ajudar a tantas famílias que estão vulneráveis diante da Pandemia.
– Como é bom termos nos desportistas que aproveitam o ciclismo para promover solidariedade e ajudar as pessoas que passam por dificuldades diante da Pandemia que gerou desemprego e a nossa Pastoral Social está ajudando neste tempo difícil. Só tenho de agradecer ao Edjânio. – relata Pe. Maurício.
Ar puro e belezas naturais
O Pedal da Solidariedade tem realizado rotas por lugares de ar puro e belezas naturais no Distrito de Morro do Coco onde surgiu o projeto esportivo que reúne ciclistas profissionais e amadores. Desde o inicio a atividade esportiva tem como objetivo o lazer e visitas a locais que ajudam a contar as histórias da comunidade. O idealizador Edjânio Leal Tavares, Professor de Geografia recorda como tudo iniciou, reunindo amigos que praticam o ciclismo. Dai surge a ideia de fazer da prática esportista num momento para praticar a caridade e solidariedade. E este ano aceitou o convite do Pe. José Maurício Peixoto de realizar o encontro para arrecadar alimentos para a Pastoral Social Santa Teresa de Calcutá.