“Eu não sou sábio, mas amigo da sabedoria”, Pitágoras

Pe. Anderson Alves – Diocese de Petrópolis

Eu não sou sábio, mas amigo da sabedoria”, disse Pitágoras, criando assim um termo que passaria a ser central na civilização ocidental. 

De fato, o filósofo ama a sabedoria. É um ser desperto, que saiu do sono da razão. Não se contenta com ver imagens projetadas numa parede, numa tela. Ele não se contenta com as projeções, com as mídias, com os vídeos: ele busca a verdade de todas as coisas. 

O filósofo se liberta da escravidão das imagens, passa por cima do muro da opinião ordinária, sai da caverna e vê a realidade iluminada pela luz da verdade. Ele busca a origem de todas as coisas, os princípios, as causas. No início, fica meio cego, devido ao excesso de luz, mas com esforço ele se acostuma com o brilho que resplandece sobre a realidade e busca a causa dessa luz. E chega, depois de um longo percurso, a contemplar, por segundos, a luz do Sol, ou seja, o resplendor da bondade divina. 

Platão respondeu aos sofistas da sua época: o homem é a medida de todas as coisas e Deus é a medida do homem (As leis).

O filósofo tem um amor que o leva buscar a sabedoria. Ele é movido pelo sentimento da maravilha, do encanto com o ser e por isso busca a verdade, a sophia. 

Santo Tomás diz que o filósofo busca a sabedoria. E o próprio do sábio é saber ordenar. Ele conhece a ordem das coisas, governa a si mesmo e pode depois governar a cidade.

Para Platão, o melhor rei seria o filósofo. O rei filósofo ordena a si mesmo por meio das virtudes – prudência, justiça, fortaleça e temperança – e por isso é capaz de governar a polis. 

Dia 16 de agosto é o dia do filósofo. Parabéns a todos os que não se contentam com as aparências, com as mídias, com as telas, com os discursos, com os vídeos curtos, com as interpretações dadas, mas buscam a verdade de todas as coisas, o princípio e as causas, especialmente a causa primeira, que é “o amor que move o sol e todas as estrelas” (Dante).

Parabéns a todos os filósofos.

Pe. Anderson Alves, coordenador do curso de filosofia da UCP.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *