Centenário do nascimento da fundadora do Movimento “Obra de Maria”

Cidade do Vaticano

O Movimento dos Focolares inaugura, oficialmente, neste domingo (19/01), as comemorações jubilares pelo nascimento de Chiara Lubich, fundadora do Movimento “Obra de Maria”. Desta forma, durante todo este ano, as comunidades dos Focolares, espalhadas pelos cinco Continentes, recordarão a figura de sua fundadora, líder religiosa e civil, por meio de eventos, exposições culturais, lançamentos de livros.

Muitas iniciativas já tiveram início, como a Exposição Internacional sobre a vida de Chiara, em Trento, sua cidade natal, promovida pelo Museu Histórico Trentino, em colaboração com o Centro Chiara Lubich.

Exposição internacional

A exposição apresenta uma versão itinerante do Movimento em algumas das principais cidades do mundo: São Paulo, Seul, Nova York, Cidade do México, Nairobi, Jerusalém, Mumbai, Sidney.

Os visitantes poderão conhecer de perto a história e as origens de Chiara Lubich, a ação do seu Movimento no mundo, o pensamento da fundadora, o carisma de Unidade e Fraternidade do Movimento “Obra de Maria” em diversos âmbitos: político, econômico, psicológico, Mediático, artístico, educacional e os diversos Prêmios internacionais atribuídos à fundadora d Movimento dos Focolares.

Assim, com um comunicado oficial, datado de 7 de dezembro de 2018, por ocasião dos 75 anos de consagração religiosa de Chiara Lubich, a Presidente do Movimento, Maria Voce, anunciou os 100 anos de nascimento da sua fundadora, durante todo este ano de 2020.

 

Biografia

A fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, nasceu em 22 de janeiro de 1920, em Trento, norte da Itália, mas foi batizada com o nome de Silvia. Em 1943, atraída pela escolha de vida radical de Santa Clara de Assis, tornou-se Terciária Franciscana. Em 7 de dezembro, doou-se para sempre a Deus mediante o voto de castidade. No ano seguinte, após um violento bombardeio durante a guerra, sua família teve que fugir de Trento, mas Chiara decidiu permanecer. Com suas primeiras companheiras, dividiu um apartamento, na praça dos Capuchinhos, onde nasceu o Movimento dos Focolares.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *