Famílias libanesas participam de Missa no Rito Maronita na Catedral de Campos

O Rito Maronita prevê a celebração da missa em língua siro-aramaico, a língua que Jesus Cristo falava. O rito maronita prevê a celebração da missa em língua siro-aramaico, a língua que Jesus Cristo falava. ٍ

Fotos: Henrique Aguiar / Rafael Khenaifes

No último domingo (26/11), às famílias de colonos árabes que vivem no município de Campos dos Goytacazes, comemoraram a Independência do Líbano, com a Santa Missa com o Rito Maronita, realizada na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro da cidade. A celebração foi presidida Arcebispo Maronita do Brasil Dom Edgard Madi, contou com a participação do Bispo Eparca Dom George Khoury, do Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney Dom Fernando Rifan, do vigário-geral da Diocese de Campos Monsenhor Leandro Diniz. Diversas famílias da colônia área em Campos participaram da Santa Missa. De acordo com Wahib, Afaf, Haboub Khenaifes, foi uma oportunidade de estar mais próximo do Líbano.

A Igreja Católica possui duas raízes: a ocidental ou romana e a oriental. Dentro desta segunda, quatro são as sedes patriarcais que marcaram sua história: Jerusalém, Alexandria (Egito), Antioquia e Constantinopla. Indicado pelo Vaticano para ser o Bispo Maronita do Brasil Dom Edgard Madi, nasceu em Beit Mery, uma histórica cidade a 16 km de Beirute,no dia 22 de abril de 1956.

A Igreja Católica Greco-Melquita é uma das 24 igrejas autônomas que constituem a Igreja Católica no mundo, em plena comunhão com o Romano Pontífice, o Papa. O nome “melquita” vem de mèlek, que é a raiz siríaca para palavras como “rei”, “real” e “reino”. Dom George Khoury, Bispo da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso dos Greco-Católicos Melquitas no Brasil, com sede em São Paulo, é natural da cidade de Safita, no Estado de Tartus, noroeste da Síria.