Italva recebeu representantes das paróquias para a Assembleia Diocesana de Pastoral

Na manhã do último sábado (25/11), a Diocese de Campos promoveu a Assembleia Diocesana e Pastoral reunindo representantes de todas as foranias e paróquias do território. O encontro, que teve início com uma fala do vigário-geral da Diocese, Monsenhor Leandro Diniz, foi realizado no Centro de Evangelização Sagrado Coração de Jesus, no município de Italva. A assembleia contou com a presença de vários sacerdotes. De acordo com Monsenhor Leandro, a assembleia deixou um saldo positivo de sinodalidade, a pastoral de conjunto  e a possibilidade da construção da Casa do Padre Idoso. “Então a questão hoje nesta assembleia nós discutimos um pouco sobre a sinodalidade, a diocesaneidade, que são expressões bastante utilizadas pelo Papa Francisco e que nos convida a sermos essa igreja que caminha juntos essa igreja que busca a pastoral de conjunto, a comunhão e a participação de todos. Nesta assembleia queremos imprimir esse espírito de diocesaneidade, que é esse amor incondicional que nós devemos ter pela nossa igreja particular, pela nossa Igreja diocesana”, declarou Monsenhor Leandro.

Segundo o representante dos presbíteros, Pe. Rogério Cabral foi apresentado o Estatuto da criação do Fundo Presbiteral, que irá realizar toda a infraestrutura na vida do leigo “É uma alegria muito grande, é uma vontade de Dom Roberto Francisco quer a construção desta casa. Entre nós padres, já há essa conscientização desde maio da nossa reunião do Clero e agora com os nossos fiéis leigos, o povo de Deus, que vai também colaborar e ajudar para que, quanto antes, essa casa será um lugar muito fraterno, não um depósito de padre idoso, de padre doente, mas uma casa sacerdotal para acolher esses padres e acolher também outros padres também que precisarem de um refúgio, um campo. Para viver”, declarou o Pe. Rogério.

De acordo com o integrante da Comissão que irá acompanhar a construção da Casa do Padre, Pe. Marco Antônio Soares, os sacerdotes terão um lugar de acolhida, seja o idoso, quanto o enfermo. “A casa com toda uma estrutura para cuidar. Então, uma enfermaria, quartos confortáveis, uma área de lazer, uma comunidade, ou melhor, uma igreja voltada para o povo, onde as missas de lá frequentada, o local, também, onde o próprio clero possa se reunir mensalmente. E participar da vida ativa daquela casa. Então, se nós hoje plantamos a semente, nós precisamos da sua ajuda, do seu auxílio, da sua colaboração. Venha participar conosco deste empreendimento para o bem da nossa diocese do clero local”, disse o Pe. Marco.