Fé e Tradição Cultural se abraçam na baixada campista

Manifestações da fé através das tradições religiosas populares. A Festa de Santo Amaro une as mais variadas expressões da cultura popular. Surge o Caminho de Santo Amaro, que consiste em grupos que se unem para percorrem longas distancias e caminhos que levam a Santo Amaro. Por trás do cansaço a satisfação de demonstrar a gratidão as graças e milagres alcançados por intercessão do santo.

Centenas e milhares de histórias. Graças e milagres atribuídos ao santo que foi educado por São Bento nas montanhas de Subiaco, na Itália.  Um jovem que desde cedo vivenciou a mística do monarquismo e com seus exemplos de vida conquistou a fé e devoção em varias cidades do Brasil. Em Campos dos Goitacazes a festa une essas historias.

– A Festa de Santo Amaro é um evento aguardado e muito prestigiado por toda a comunidade campista e regiões vizinhas, não só pelo grande fervor que o santo desperta nas pessoas, mas pela sua importância histórica, religiosa e cultural. É um momento de fé e cultura da maior importância. – Maria Cristina Torres Lima – Presidente da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima.

– Nossa presença em Campos – quase 400 anos -, vai muito além de uma presença física. Com ela foi expandida a espiritualidade beneditina – o ora et labora / reza e trabalha – e também a expansão da fé católica através da construção de igrejas, capelas, oratórios, tanto em Mussurepe quanto no Farol. A irradiação beneditina além da fé e da espiritualidade alcançou as pessoas em geral despertando um novo olhar para a educação, o trabalho agrícola, o cultivo da arte, as relações familiares, os valores humanos e morais – tudo isso a partir das relações estabelecidas com os monges residentes no referido mosteiro. – disse Dom Abade Filipe Silva.

Texto Ricardo Gomes

Fotos Dib’s Hauaji