Festa do Santíssimo Salvador é tema de live do Museu de Campos

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz fala das tradições e da devoção ao Santíssimo Salvador na live do Museu de Campos no dia 6 de agosto às 19h.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

Uma tradição que remonta a chegada dos colonizadores que iniciaram o desenvolvimento da cidade de Campos. Participa da live a Diretora do Museu Histórico de Campos Graziela Escocard que fará a apresentação do Projeto Lives do Museu que está resgatando aspectos históricos da festa na 368ª edição celebrada em tempo de Pandemia. A tradição preservada de forma adaptada a realidade.

A tradicional procissão que é uma das tradições do povo campista será adaptada a uma carreata com a imagem do Padroeiro passando pelas ruas abençoando aos devotos de suas casas. A já tradicional benção da cidade concedida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco acontece antes da saída do cortejo da Catedral do Santíssimo Salvador.

– Nestes tempos de cuidado e de prevenção contra a Pandemia, a celebração do Padroeiro da Cidade de Campos e da Diocese, apresenta expectativas e, certamente, anseios e preces fortes e esperançosas. Todos os cuidados que assumimos com responsabilidade e seriedade, seriam ineficientes se não saímos desta pandemia melhores em todas as dimensões, mais espiritualizados, mais compassivos e mais lúcidos, lembrando que saúde é um construto abrangente e interligado, envolvendo corpo, mente, espírito e ambiente. Por isso, é importante, e pertinente, buscar e sonhar um novo paradigma (modelo) de pessoa humana, de sociedade e convivência que encontramos no Cristo Salvador, que veio para curar e restaurar por inteiro a humanidade e o cosmos. – destaca Dom Roberto.