Festa Nossa Senhora Perpétuo Socorro em Campos dedica momento de bênção dos carros e pedindo pela Paz no trânsito

No domingo o Santuário Redentorista em Campos dos Goytacazes (RJ) deu inicio a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com carreata e bênção dos carros e motoristas com uma Campanha Paz no trânsito. Durante a novena os fiéis participam da novena da Mãe do Perpétuo Socorro.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

“Precisamos tomar consciência de nosso papel como aqueles que trafegam pelas ruas da vida e pelas estradas da história e muito importante a prudência, a paciência, diplomacia, bondade, generosidade.” Pe. Luís Carlos de Carvalho – Reitor do Santuário N S Perpétuo Socorro.

Depois de dois anos a tradicional Carreata na Campanha Paz no trânsito aconteceu domingo abrindo em Campos dos Goytacazes a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Santuário Redentorista. Um momento de reflexão sobre a violência que tem ceifado vidas. O Reitor, Pe. Luiz Carlos de Carvalho abençoou os motoristas e exortou a defender a vida.

Durante a Pandemia A carreata e motociata não foi realizada e neste ano com avanço da vacinação e redução dos casos de covid voltou ser realizada com todos os cuidados sanitários, E destaca que além de preservar a vida é importante tomar consciência do papel de promover um trânsito com respeito as normas de segurança.

– Fica o convite para que todos motoristas tenham cuidado, amor e zelo pela vida humana, respeitando o próximo e a si mesmo. E que todos motoristas declarem seu amor pela vida, a vida humana, bem maior que Deus nos dá. – declara Pe. Luís Carlos.

Respeito e cuidado

A Campanha Paz no trânsito destaca que a responsabilidade ao volante é fator determinante para a diminuição do número de acidentes, mortos e feridos no trânsito.”

Na cidade de Campos dos Goytacazes o trânsito tem sido responsáveis por um alto índice de mortes violentas por falta de respeito as leis e normas. Motoristas que respeitam a sinalização e aos pedestres. A Campanha Paz no trânsito tem como objetivo conscientizar a toda a sociedade da importância de preservar a vida. Pe. Luís Carlos de Carvalho vem orientando aos fiéis a serem responsáveis e zelando pelas próprias vidas e dos outros.

Em Campos dos Goytacazes O Hospital Ferreira Machado registrou, de janeiro a abril deste ano, 1.899 acidentes, com uma morte. Para efeito de comparação, o mesmo período de 2021, foram 1.703 pessoas feridas e 08 mortes, entre acidentes motociclísticos; automobilísticos; ciclísticos; e atropelamentos.

Grande parte dos acidentes está ligado ao uso de álcool e veículos trafegando em alta velocidade. Os acidentes envolvendo motociclistas são um dos grandes problemas a saúde pública, em sua maioria, envolvem pacientes jovens e em idade economicamente ativa. Essas vítimas apresentam múltiplas fraturas, inclusive expostas, cuja necessidade de cirurgia é urgente e também Traumatismo Cranioencefálico (TCE)”, A maioria das vítimas precisa retornar ao hospital para procedimentos cirúrgicos posteriores, alguns, inclusive, ficando com graves sequelas, devido ao quadro clínico de alta complexidade.

Estatísticas alarmantes em todo o Brasil

Com base nas estatísticas dos acidentes de trânsito, o alto índice de acidentes graves e fatais no Brasil tem como causa principal as falhas humanas. Em 2020 foram registrados 63.578 acidentes nas rodovias federais de todo o país, resultando em 71.511 pessoas feridas e 5.293 mortas. Já em 2021, foram 64.518 acidentes, com 71.804 pessoas feridas e 5.393 mortas.

Somente no primeiro trimestre de 2022, foram registrados 14.976 acidentes nas rodovias federais do Brasil, resultando em 17.115 pessoas feridas e 1.283 mortas. Minas Gerais tem liderado o ranking de acidentes até agora, com 1.911 ocorrências, seguido de Santa Catarina, com 1.875, e Paraná, com 1.669 acidentes. Já em relação ao número de mortes nas estradas federais este ano, Minas Gerais lidera com 164 óbitos, seguido de Bahia e Paraná, com 144 e 131, respectivamente.

Cobertura fotográfica: Jércia Gomes

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *