Fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guarus têm experiência de fé ao subir no morro do Itaoca

Maria Oliveira (Pascom – Paróquia Nossa Senhora Aparecida)

“Na vida, uma das formas mais práticas de podermos vivenciar nossas experiências de fé, é a subida ao monte. Através dela podemos, como Cristo, subir para ‘estar mais próximos de Deus’”, palavras do Pe. Carlos Augusto Duncan, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Parque Guarus, ao realizar uma reflexão junto aos paroquianos durante a visita ao Morro do Itaoca. A iniciativa foi realizada no feriado do dia primeiro de maio, dia de São José Operário. Antes, os integrantes participaram da Santa Missa e em seguida junto a comunidade, compartilharam um café da manhã. Posteriormente, os participantes se dirigiram ao Itaoca. A subida foi marcada com momentos de lazer, partilhas, oração e reflexão.

O padre Augusto falou do objetivo da ida ao Itaoca. “Quando Deus queria falar aos homens os convidava a subir ao monte, como Moisés que recebeu a tábua da lei subindo ao monte Sinai. Cristo também subia ao monte para falar com o Pai. Assim, para nós, a subida ao monte não é somente uma simples prática esportiva, mas viver essa experiência de estar na presença de Deus”, esclareceu o sacerdote.

A catequista, Heloiza Francisca Santos, 52 anos, aprovou a iniciativa. “Foi uma linda experiência, porque superamos nossos limites, afinal todos tinham o mesmo objetivo que era chegar ao topo do monte. Fiz a subida no ano passado, mas esse ano me chamou muito a atenção a solidariedade entre as participantes. Foi bonito ver um dando suporte ao outro, apoio aos mais cansados e aos que precisavam de mais atenção na trajetória. Também vimos a fauna e a flora exótica da região. Foi maravilhoso”, destacou Heloiza.

O jovem Natan Pitanga, 23 anos, também gostou da experiência. “Existem dois tipos de acesso: a principal que é de paralelepípedos e a trilha traking, uma via demarcada no meio da vegetação. Essa última é mais desafiadora e acompanhei o grupo que seguiu por ela. Foi bem legal ver todos unidos no itinerário e ao chegar lá em cima foi maravilhosa a sensação de alívio e dever cumprido. Mesmo que a gente vá 100 vezes, não há sentimento diferente”, contou

A paroquiana, Sabrina Lírio da Silva, 24 anos, teve uma experiência única. “Foi a minha primeira vez ao Morro do Itaoca e por isso estava muito animada. Chegando lá me deparei com desafios porque foi uma subida íngreme, além de calor. Refleti muito sobre a vida e suas dificuldades, além de pedir forças a Deus durante a subida. Foi interessante ver que no caminho, encontramos outros grupos como membros de outros lugares e também da igreja de São Geraldo. Todos que passaram por nós eram muito educados e nos motivaram a prosseguir. Valeu muito a pena. A vista inclusive é fantástica!”, exclamou Sabrina.

De acordo com o padre Carlos Augusto, essa é a segunda vez que ele organiza o passeio ao Morro do Itaoca. Segundo ele, o objetivo é motivar e unir. “Nossa intenção é promover mais ações esportivas que ajude a comunidade a desapegar do virtual e promover o relacionamento em equipe, respeitando o limite e a condição de cada um. O importante sempre é: não deixar ninguém só! Precisamos caminhar sabendo que necessitamos uns dos outros”, finalizou o padre.