Fiéis da Quase-Paróquia de Santa Teresinha de Miracema acompanham a Folia de Reis

Os fiéis da Quase-Paróquia de Santa Teresinha, na cidade de Miracema, participaram neste domingo (05/01), durante a Solenidade da Epifania do Senhor, da Festa da Folia de Reis, que é tradicional na cidade. A folia comemora a ida dos três Reis Magos: Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar. Eles que visitaram Jesus Cristo dias depois do seu nascimento, segundo os Católicos. Esse festejo acontece todo dia 6 de Janeiro.

De acordo com o administrador paroquial Pe. Michael Bruno, a tradição popular está muito forte na cidade de Miracema. “Este ano eles trouxeram a apresentação para após a Santa Missa, são pessoas da comunidade que mantém a tradição, fazendo com que novas geração conheçam esse cultura popular”, afirmou o Pe. Michael.

História – A Folia de Reis Magos teve origem na Europa. Chegou ao Brasil junto com os Portugueses, durante o período de catequese e colonização. Tanto na Espanha, quando em Portugal a festa faz parte da cultura. A história da bíblia conta que quando Jesus nasceu os três reis foram avisados por uma estrela cadente que o Messias havia chegado. Apesar de não terem datas marcadas, os católicos colocaram a data de 6 de Janeiro como o dia que eles conheceram Jesus. A Folia de Reis tem características que não mudam: roupas brilhantes e coloridas, enfeites e músicas.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)

Fotos: Pascom Quase Paróquia Santa Teresinha