Fiéis participam da missa da Missa de Cinzas na Catedral do Santíssimo Salvador

Texto e Fotos: Antônio Filho – Comunicação Diocese de Campos

Rito que marca a abertura do período da quaresma, a Missa de Cinzas, foi realizada nesta quarta-feira (17), na Catedral do Santíssimo Salvador, sendo presidida pelo Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Seguindo todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19, a celebração teve apenas 30% da igreja ocupada pelos fiéis.

Está foi a primeira Missa de Cinzas adaptada à realidade da pandemia do novo coronavírus, já que os primeiros casos da Covid-19 foram registrados, em 2020, quando a quaresma já estava em curso, no Brasil, afetando apenas a Semana Santa do ano passado, quando as igrejas iniciaram um longo período de portas fechadas, com celebrações realizadas apenas via internet.

A santa missa foi concelebrada pelo vigário geral da Diocese e pároco da Catedral, Monsenhor Leandro de Moraes Diniz, pelo vigário paroquial da Catedral, Pe. João Paulo Rodrigues e pelo reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada, Pe. Alexandre Mothé. Os seminaristas cerimoniaram a celebração.

Durante a missa, os fiéis receberam as cinzas – sinal de penitência e conversão, principal tônica da quaresma – este ano, de forma diferente, respeitando os protocolos impostos pela pandemia. Ao invés da cruz feita na testa, os fiéis tiveram as cinzas derramadas sob suas cabeças.

Dom Roberto, durante a celebração, falou da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, que tem como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

– Nós, como cristãos, temos do dever de dar o exemplo de unidade, para o mundo. A pandemia que vivemos é um exemplo da necessidade da união, pois só sairemos deste triste momento, se nos ajudarmos, já que somos a humanidade que precisa ser renovada em Cristo, que é a nossa paz e, daquilo que está dividido, ele unidade sempre faz. Que tenhamos uma quaresma de fraternidade reconciliada – disse Dom Roberto Francisco.