Fiéis participam do Terço Mariano pela Paz nas cidades de Campos e Itaperuna
“Derrubar os muros do ódio e da indiferença, gerando uma civilização do amor, da fraternidade todos somos irmãos. Nossa Senhora é a Mãe de todos, a Mãe da Paz”, declarou Dom Roberto.
Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)
O Regional Leste 1 da CNBB, em conjunto com a Diocese de Campos e a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, promoveram, na noite desta quinta-feira (12/05), o Terço Mariano pela Paz nos dois Vicariatos, sendo nas cidades de Campos e Itaperuna. Em Campos, o encontro foi realizado na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Praça João XXIII, no bairro do IPS. O evento contou com a participação de vários sacerdotes, além dos fiéis e os jovens do Seminário Diocesano Maria Imaculada. De acordo com o Bispo Diocesano de Campos, Dom Roberto Francisco, no momento que a sociedade está dilacerada e saindo de uma crise de pandemia, a oração gera a esperança, além de corrente amorosa e compassiva para desarmar os corações. “O Mistério da Revelação de Fátima é a esperança de Deus no rosto materno de Maria. A esperança da paz, a promessa do reino que seu Imaculado Coração Triunfará. Derrubar os muros do ódio e da indiferença, gerando uma civilização do amor, da fraternidade todos somos irmãos. Nossa Senhora é a Mãe de todos, a Mãe da Paz”, declarou Dom Roberto.
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima organizou todo o encontro, que contou com uma grande estrutura para acolher aos fiéis, que também participam do novenário da padroeira. “Especialmente neste tempo que vivemos de tribulação, violência e maldade é um momento de chamarmos a comunidade para rezarmos juntos. Em torno de Nossa Senhora podemos pedir a Jesus, o Príncipe da Paz, a paz que precisamos para as famílias e toda a sociedade”, diz Pe. Antônio.
O vigário geral da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Monsenhor José de Matos, esteve presente no Terço Mariano. Segundo Monsenhor, realizar esse encontro de oração na Paróquia Nossa Senhora de Fátima trás uma mensagem especial de união e paz. “Nossa Senhora pediu especialmente em 1917 para se rezar um terço pela paz. Então, esse pedido de Nossa Senhora está sempre em voga, e nós da Administração Apostólica estamos aqui unidades, rezando juntos este Terço pedindo a paz para o mundo”, afirma Monsenhor José de Matos.
A noite de oração pela paz contou com a participação dos jovens do Seminário Diocesano Maria Imaculada. Segundo o vice-reitor Pe. Raphael Ferreira a participação dos seminaristas é importante para auxiliar na formação dos novos sacerdotes. “O processo formativo no Seminário deve ser encarnado na vida do povo de Deus. Trazer o Seminário para rezar aqui junto com o povo de Deus é formarmos em nossos jovens, futuros sacerdotes, o que eles vão prometer na ordenação que é rezar com e pelo povo de Deus”, diz Pe. Raphael.
No Vicariato Noroeste, o evento foi promovido na escadaria Paróquia São José do Avahy, no Centro da cidade de Itaperuna, e contou com a presença dos fiéis. As orações foram conduzidas pelo Vigário Episcopal e pároco da Igreja São José, Pe. Luiz Carlos Amorim, e também pelo vigário paroquial Pe. João Paulo de Souza. De acordo com o Regional Leste 1, que organiza o evento, objetivo é aproveitar o contexto do Ano Mariano, para que os fiéis possam rezar o Santo Terço entre os dias 2 a 13 de maio. O Regional Leste 1 da CNBB reúne todas as dioceses do Estado do Rio de Janeiro, compostas por duas Províncias Eclesiásticas: de São Sebastião do Rio de Janeiro e de Niterói.