Forania São José do Avahy elege Pe. Crimário Verdan como novo vigário forâneo

A Forania de São José do Avahy elegeu, nesta quarta-feira (27/04), o Pe. Crimário Verdan como o novo vigário forâneo. O encontro do clero aconteceu na residência canônica da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes. A reunião das foranias tem objetivo de estreitar laços pastorais, com trocas de experiências e diretrizes para a ação das paróquias e comunidades que compõem a região abrangia. Atualmente a Forania de São José é composta por oito paróquias distribuídas em duas cidades. Em Itaperuna integram a forania Paróquia de São José do Avahy, Paróquia de São Benedito, Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Paróquia de Santa Rita de Cássia, Paróquia de Nossa Senhora das Graças, Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Na cidade de São José de Ubá é representada pela Paróquia de São José.

O tema da reunião foi uma partilha do questionário para o processo de escuta e discernimento  para o Sínodo dos Bispos 2023. Na próxima sexta-feira (29/04), o Pe. Crimário será empossado canonicamente como pároco, da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, e no ofício de vigário forâneo. “Agradeço aos irmãos no Presbitério em depositar essa confiança para tal função à qual exige uma maior integração com às Comunidades na concretização das atividades pastorais em conjunto. Espero corresponder às expectativas das exigências pastorais. Muito feliz por retornar a Itaperuna, uma Igreja dinâmica e fiéis com um grande desejo de servir! Enfim, é necessário esses encontros para partilhamos e sempre para revermos que teremos recomeçar sempre. Não estamos feitos, sim em processo de mudanças”, afirmou Pe. Crimário.

FORANIA – É um grupo determinado de paróquias dentro de um Vicariato. Cada forania é confiada a um vigário forâneo (título dado pelo bispo a um grupo de padres dentro de um Vicariato. Essa união de diversas paróquias mais próximas territorialmente favorece o trabalho pastoral mediante uma ação em comum. Os padres forâneos são eleitos pelos representantes das paróquias, que por sua vez, representam aquele território junto ao conselho presbiteral.