Igreja celebra domingo o Dia Mundial de Oração pelas Vocações

No próximo domingo (30/04), a Igreja celebra o 4º Domingo da Páscoa, conhecido também como Domingo do Bom Pastor, neste dia os fiéis são chamados para rezar pelas vocações, ao celebrar o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Em Campos, o Seminário Diocesano Maria Imaculada desde 2020, quando vivíamos o período de isolamento social devido à pandemia, realiza este gesto concreto também através da Campanha do PIX Solidário, na qual cada fiel pode fazer a sua colaboração neste dia como gesto concreto de auxílio às vocações sacerdotais.

De acordo com o Reitor do Seminário Pe. Alexandre Mothé, a oferta das coletas realizadas nas missas deste domingo em todas as paróquias é revertida para o Seminário Diocesano. “Além de rezarmos pelo aumento e perseverança de todas as vocações na Igreja, a nossa Diocese, já há alguns anos, propõe um gesto concreto para este dia. Nós aqui na Diocese de Campos, além de orarmos e incentivarmos todas as vocações em nosso território diocesano realizamos um gesto concreto. Nós conseguimos um bom retorno para ajudar na manutenção da nossa casa de formação. Além do incentivo prioritário das orações, ajuda concretamente a casa de formação dos nossos futuros sacerdotes”, declarou o Pe. Alexandre.

O Dia Mundial de Oração pelas Vocações foi instituído por São Paulo VI, em 1964, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II. Na última quarta-feira (26/04), foi divulgada a mensagem do Papa Francisco para o 60° Dia Mundial de Oração pelas Vocações. “Vocação: graça e missão” é o tema proposto pelo Papa, este ano, “uma preciosa ocasião para redescobrir, maravilhados, que o chamado do Senhor é graça, dom gratuito e, ao mesmo tempo, é empenho de partir, sair para levar o Evangelho”. “Esta providencial iniciativa visa ajudar os membros do Povo de Deus a responder, pessoalmente e em comunidade, ao chamado e à missão que o Senhor confia a cada um no mundo de hoje, com as suas feridas e as suas esperanças, os seus desafios e as suas conquistas”, sublinha Francisco no texto.