Indígenas da aldeia da aldeia Sapukai, em Angra dos Reis infectados com Covid 19

Texto Ricardo Gomes e Foto Divulgação

Neste fim de semana deu entrada na Santa Casa de Angra dos Reis mais dois indígenas da aldeia Sapukai, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foram internados com suspeita de coronavírus. Essa semana, 30 membros da aldeia Sapukai, a maior do estado do Rio, já haviam sido diagnosticados com a doença.  Dentre eles, o caso mais grave era o do cacique Domingos Venito de 69 anos. Ele também está internado no Centro de Referência e continua em estado grave, respirando com a ajuda de aparelhos.

Na Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Angra dos Reis, Frei Petrônio fez um alerta as autoridades sanitárias sobre a urgência de buscar medidas de cuidado com a aldeia com uma população de 500 pessoas. Recorda o Papa Francisco e o cuidado com a comunidade indígena no Amazonas

– Aqui nosso apelo, a nossa preocupação pela comunidade indígena e fazemos nosso apelo as autoridades sanitárias o olhar com carinho e amor para com o Cacique e seu vice e os 30 índios. A preocupação da igreja católica por estes primeiros povos de Angra e do Brasil. – ressalta Frei Petrônio.

Atualmente, cerca de 500 índios da tribo guarani vivem na aldeia Sapukai, que fica localizada a cerca de 6 km da BR-101 (Rodovia Rio-Santos), na região de Bracuí. A comunidade vive em uma área montanhosa cercada por Mata Atlântica.