JMJ 2023: Lisboa:  Secretária Paroquial será voluntária em Portugal e fala de suas expectavas

KamilaPessanha Mariano Ribeiro, Secretária na Paróquia São Sebastião, Campos dos Goytacazes será voluntaria na JMJ 2023, Lisboa. E fala das expectativas de estar num evento da igreja com presença do Papa Francisco

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

A expectativa de participar desta Jornada agora como voluntária é grande, mas ao mesmo tempo, sinto um movimento interior de abandono à providência Divina e coração aberto àquilo que Deus em seu amor reservou para mim nesses dias lá. Para mim será uma grande alegria ter a oportunidade participar desta jornada como voluntária.- KamillaPessanha Mariano Ribeiro Voluntária da Paróquia São Sebastiao de Campos RJ – Brasil

Aproximando a JMJ – Lisboa, jovens de paróquias da Diocese de Campos se preparam para dar sua contribuição no voluntariado para ajudar as delegações de todo mundo que estarão partilhando experiências de fé. KamilaPessanha Mariano Ribeiro Voluntária da Paróquia São Sebastiao de Campos RJ – Brasil não esconde suas expectativas em estar na JMJ Lisboa dando a sua contribuição para acolher jovens de todas as partes do mundo para viverem momentos que serão despertados para a fé e compromisso de evangelização.

– Para mim será uma grande ter a oportunidade participar desta jornada como voluntária. A primeira jornada que participei foi a do Rio em 2013, como peregrina, e foi uma experiência de renovo da fé! Ver aquela multidão com um mesmo coração, em torno da mesma fé. Não era apenas uma multidão reunida, havia um clima diferente, era perceptível a fé e emoção no olhar, nas atitudes, na solidariedade que repousou naquele lugar. – revela a jovem.

No Rio de Janeiro as primeiras experiências que renovaram a fé e o compromisso cristão em Kamila, que atualmente trabalha como secretária da Paróquia São Sebastião, Campos dos Goytacazes. Lições e testemunhos de partilha que vivenciou na Jornada Mundial do Rio de Janeiro em 2013. E passados 10 anos estar em Lisboa para ajudar acolher os jovens.

– Levei lições daquela Jornada trago até hoje. Desde então, cresceu a vontade e disposição do coração para participar das jornadas seguinte. A do Panamá não foi possível, mas desde que soube que a próxima seria em Portugal, entreguei a Deus aquele desejo de participar e fui dando os passos, de fé e confiança na providência. A expectativa de participar desta Jornada agora como voluntária é grande, mas ao mesmo tempo, sinto um movimento interior de abandono à providência Divina e coração aberto àquilo que Deus em seu amor reservou para mim nesses dias lá. – relataKamila.

Confiança, Fé e Serviço

As outras experiências que já tive, nas vezes em que me dispus a fazer algum tipo de trabalho voluntário, sempre me surpreenderam, superando minhas expectativas, no sentido de que recebo muito mais do que me proponho a dar, pois “Deus não se deixa vencer em generosidade” . A gente sai do nosso conforto, do nosso lar, com a disposição de fazer algo em prol de uma causa ou alguém, porém sempre recebemos muito mais do que doamos, as pessoas que conhecemos, as histórias que ouvimos, as lições que aprendemos, são coisas que levaremos para toda vida. Não me arrependi pelas vezes em que me doei a algo, mesmo que isso me custasse grande esforço, mas já me arrependi pelas vezes em que escolhi me “poupar”. É, de fato, “ dando que se recebe” e Deus tem bênçãos que encontramos quando nos colocamos à disposição, a caminho. KamillaPessanha Mariano Ribeiro Voluntária da Paróquia São Sebastiao de Campos RJ – Brasil

Estar em Portugal, ter essa nova experiência ajuda a jovem a aumentar a sua fé e estar pronta ao serviço voluntário. Kamilaesta vivendo essas expectativas. e se preparando para mais essa missão na igreja.

– Espero de verdade que estar lá em Portugal, em contato com tantas pessoas de fé, do mundo inteiro, unidas com desejo levar aquele que dá o sentido verdadeiro da vida juventude, seja uma experiência transformadora. Espero poder ajudar, como nos impulsiona o tema da Jornada Mundial da Juventude deste ano: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39). Maria não se poupou, Maria se pos imediatamente a serviço, ela se pôs a ajudar, e isso é a essência do que é ser um voluntário de uma Jornada Mundial da Juventude para mim, colocar-se disposto, naquilo e onde Deus chama. Relata Kamila.

“Levei lições daquela Jornada trago até hoje. Desde então, cresceu a vontade e disposição do coração para participar das jornadas seguinte. A do Panamá não foi possível, mas desde que soube que a próxima seria em Portugal, entreguei a Deus aquele desejo de participar e fui dando os passos, de fé e confiança na providência. ”  KamillaPessanha Mariano Ribeiro Voluntária da Paróquia São Sebastiao de Campos RJ – Brasil.