Diocese de Campos: Dom Roberto Francisco visita escola pública e faz palestra sobre Campanha da Fraternidade para professores

Fraternidade e Educação foi o tema da palestra do Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferreria Paz na sexta feira (03/06) no Ciep Custódio Siqueira, no Distrito de Guarus, em Campos dos Goytacazes (RJ). Dom Roberto conheceu as instalações do educandário e conheceu o projeto educacional que promove inclusão social de alunos com necessidades especiais

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

– Nossa escola se sentiu muito horada e abençoada com a presença do bispo D. Roberto. É muito importante para o profissional da educação receber reconhecimento por seu trabalho. O bispo falou lindamente sobre a importância da Educação no contexto social e para o exercício da democracia. Nós, do CIEP 056 Dr. Custódio Siqueira, trabalhamos para que o processo ensino-aprendizagem seja relevante para todos os nossos alunos, sem distinção. – Manuella P. Amorim de CamposDir. Adjunta

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, na sexta feira (03/06) visitou o Ciep Custódio Siqueira, no Distrito de Guarus, na Cidade de Campos dos Goytacazes, para conhecer o trabalho educacional de inclusão de alunos com necessidades especiais e falou para professores e alunos do tema da CF Fraternidade e Educação destacando a importância de educar para uma nova sociedade inclusiva e para o cuidado com a Casa Comum. Dom Roberto conheceu alunos que são incluídos no processo educacional e o cuidado de professores que educam com amor.

– A visita de Dom Roberto a nossa escola foi de suma importância, seu vasto conhecimento na área educacional muito nos agregou conhecimento. Além disso a seriedade de seu trabalho e o interesse de conhecer a nossa escola traz o reconhecimento do trabalho que realizamos. – destaca Manuella

Educar com amor e para preparar jovens a uma nova humanidade

“O trabalho com nossos alunos especiais tem sido um prazer e ao mesmo tempo um grande desafio. Nos os educadores precisamos entender as especificidades de cada um, e trabalhar de forma que cada um absorva o conhecimento com êxito entendendo as suas limitações e as múltiplas habilidades, Manuella P. Amorim de CamposDir. Adjunta.

Dom Roberto Francisco em sua palestra exortou professores a promoverem uma educação inclusiva e destacando o lema da Campanha da Fraternidade para um processo educacional que prepare os jovens a se prepararem para a construção de uma nova sociedade que tenha como meta a defesa da vida e do cuidado com a Casa Comum. Uma educação para a cidadania e para a construção de uma nova sociedade.

O projeto educacional realizado desperta para a cidadania e a inclusão de todos alunos. Dom Roberto enfocou a importância da educação para todos e levando em consideração que é urgente a valorização da escola pública. A visita tem como foco a laicidade do estado, mas a necessidade de cultivar valores. Para a Diretora Adjunta a visita do bispo trouxe novos ares para levar adiante o projeto que inclui a todos sem distinção de alunos que exigem um trabalho mais direcionado.

– Respeitando todas as diretrizes de um estado laico, vemos a visita de um representante de uma instituição milenar como a igreja católica a nossa escola, um sinal de que nosso trabalho tem recebido destaque e que a educação é uma fonte de saber e de democracia. – relata Manuella.