JMJ Rio de Janeiro: reflexão de jovens e a experiência do encontro

Jovens que participaram da JMJ do Rio de Janeiro partilham experiências de encontro. Tiago Almeida relata a surpresa e alegria de participar do encontro com jovens de varias partes do mundo. Exemplos de fé e de solidariedade. A Pedagoga Jaqueline Supriano recorda dos preparativos para estar no evento jovem e fala da emoção do encontro com Papa Francisco.

Ricardo Gomes – Diocese de Campos

“A Jornada Mundial da Juventude animou nossa fé, esperança em um mundo melhor a exemplo de Cristo!!!” Jaqueline Supriano.

Para a Pedagoga Jaqueline Supriano a participação na Jornada Mundial da Juventude foi uma experiencia fantástica. Junto a Delegação da Paroquia São Sebastiao, da cidade de Aperibé (RJ), relata a importância do encontro com o Papa Francisco e partilha da emoção de encontrar com jovens de todos os países num encontro de fé e de espiritualidade. Uma experiência única de fé, fraternidade e espiritualidade.

– Ir a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro marcou nossas vidas, sair de Aperibé, interior do Rio de Janeiro, da Paróquia de São Sebastião com vários jovens para fazer essa experiência foi grandioso. Toda a igreja reunida, nela sentimos o verdadeiro sentido de ser católicos, nossa, como a Igreja é linda! Todos os povos fazendo comunhão com o Papa, foi uma graça estar ali. – relata.

Participar da JMJ foi algo sem precedentes, está em um evento daquele porte com todos aqueles estrangeiros e o Papa reforça a fé na unidade da igreja é a impressão que guarda Tiago Almeida. Momentos para vivenciar que a igreja está sempre unida em volta do seu Pastor, e faz ver também que o papa ama suas ovelhas, toda a atenção e o calor humano que ele transmite e isso faz sentir o quão bom e ser católico. A JMJ deixou como lição uma grande aula de fé e solidariedade.

– Ver todas as pessoas de várias nações tentando se ajudar mesma com a barreira da língua era algo bonito de ser ver, não havia desculpas, se você tivesse precisando de ajuda todos se voltavam pra te ajudar mesmo sem entender o que estava falando, a alegria na cidade do RJ foi algo surpreendente, não se via um ônibus sequer sem que ou esse uma música, uma oração, em todos os cantos se via a fé sendo expressadas, nas missas mesmo com todas as dificuldades as pessoas faziam seus atores de fé naquela praia. Seja na chuva, no sol escaldante, me ensinou que não podemos inventar desculpas quando se trata de fé e de ajudar ao próximo. Conta Tiago.

As experiencias da Jornada da Juventude no olhar de um jovem

“Gratidão. Sentimentos guardados no peito pelo momento histórico, poder ver e tocar no mesmo chão que o Papa. Foi sentir ser igreja e perceber sua dimensão terra e céu. Países, continentes reunidos, experimentar que o que é ser igreja universal e poder gritar: somos um!!! Adriano Gomes de Amorim.

Adriano Gomes de Amorim guarda as recordações da Jornada Mundial da Juventude a experiência de vida que foi aquele momento histórico, poder ver e tocar no mesmo chão que o Papa. Foi sentir ser igreja e perceber sua dimensão terra e céu. Países, continentes reunidos, experimentar que o que é ser igreja universal.

– Foi um momento único e completo, que ficará marcado em nossas vidas. Jovens da Paróquia de São Sebastião de Aperibé vivendo algo mundial, sendo parte de um todo. Os jovens realmente podemos mudar o mundo, a luz da fé e da esperança, que é o próprio Cristo. Saber que temos um pastor na terra, que nos ama e cuida, a presença na Terra de Santa Cruz nos mostra isso! JMJ foi um momento extraordinária, um mover da ação do Espírito Santo no Brasil e no mundo. Só gratidão por poder ter esse momento em minha história. Amo minha igreja, una, santa e católica. – revela Adriano.