Kairós Infantil on-line da Paróquia São Francisco de Paula registra mais de 10 mil pessoas alcançadas

Júlio César Barreto (Pascom Paróquia São Francisco de Paula)

A oitava edição do Kairós Infantil da Paróquia São Francisco de Paula, em São Francisco de Itabapoana (SFI), aconteceu na tarde do último sábado (24). Realizado on-line devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o evento registrou números significativos: mais de 10 mil pessoas alcançadas, cerca de mil comentários, aproximadamente 400 curtidas e 69 compartilhamentos.

“Esses números evidenciam que nossa catequese não parou. Está ativa virtualmente. Junto com a Comissão Paroquial de Catequese (Copaca), desenvolvemos a melhor maneira para não deixar de promover o kairós”, afirmou o pároco, padre Lucas Mendes. Ele considera que “neste ano, Deus nos propôs irmos até a casa de cada catequizando e suas famílias por intermédio dos canais digitais”.

O sacerdote destacou ainda o empenho de todos os envolvidos. Segundo ele, o“zelo e o carinho de cada um fica nítido no sucesso do evento”.

O kairós dedicado às crianças e adolescentes integrantes da catequese foi transmitido diretamente do Salão Paroquial, através da página do Facebooke do Canal do Youtube da paróquia, comandados pela Pastoral da Comunicação (Pascom).

Além da interação ao vivo de crianças em brincadeiras e sorteios por meio do telefone, o evento contou com momentos de oração e louvor, com o Ministério Divino Som.

“Este ano tivemos a alegria de participar juntos, mas remotamente. E foi um sucesso. Rezamos, dançamos e ligamos muito para participar das brincadeiras. No final, minha filha estava triste, queria mais. Foi quando teve o sorteio da bicicleta e ela ganhou”, contou Tatiane, mãe de Pietra, catequizanda da Capela de São Pedro, em Gargaú. Ela agradeceu a todos envolvidos e avisou que “já estamos prontas para o ano que vem”.

Houve ainda a apresentação de coreografia com quatro catequizandos, representando toda a paróquia, e exibição de três vídeos produzidos pelas capelas com base no tema “Em tempos de aumentar a fé”. Todos os 294 inscritos, incluindo catequistas e voluntários, receberam um kit com doces e máscara personalizada.

Coordenadora da Catequese Paroquial, Ludimila Manhães, destacou a missão evangelizadora do evento, que, para ela, atingiu várias faixas de público. “Estamos felizes por tantas pessoas terem sido evangelizadas e festejado conosco, pois, de fato, estamos ‘Em tempos  de aumentar a fé’”, afirmou.

Paralelamente, a coordenadora auxiliar da pastoral, Monique Cardozo, conta que, em 2018, quando assumiram a coordenação buscaram aprimorá-lo, promovendo um momento de festa e confraternização em unidade paroquial. No ano passado, o evento foi promovido no Colégio Estadual São Francisco de Paula, reunindo mais de 400 pessoas.

Ex-coordenadora da Catequese Paroquial e idealizadora do Kairós Infantil, Nilma Pessanha, lembra que o evento surgiu em 2013 com o objetivo de reunir todos os catequizandos e catequistas anualmente, como já acontecia com outras pastorais e movimentos. “Em 2010, procuramos o padre Lucas, passamos a ideia e ele deu total apoio. Desde a primeira edição, é gratificante observar o crescimento a cada ano”, disse.

Paróquia Junto Com Você —Desde o início das medidas de restrições impostas pela pandemia, a paróquia conta com programação em seus canais digitais intitulada de “Paróquia Junto Com Você”.

Às segundas-feiras, acontece o Santo Terço e o Movimento Mães que Oram Pelos Filhos, às terças, a live “Todos Por Uma Alma”, com a Comunidade Primeiros Passos, e às quartas, “Vamos Juntos Rezar”, comandada por Tatiana Carneiro. Nestes três dias, junto com a Santa Missa Dominical, o horário é 19h. Já às quintas-feiras, a partir das 19h30, são transmitidas a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa.

3 Comentários

1. Foi muito lindo mesmo sem as crianças, queríamos que fosse diferente, mas Deus Sabe de todas as coisas amém.

2. Um evento muito importante para nós (pais e filhos).Uma forma de nos auxiliar (ajudar) à encinar o caminho do Senhor aos nossos filhos .Eu fico cada dia mas encantada e me sinto abençoada por Deus conhecer essa pessoas em minha vida e na vida de minhas filhas.