Paróquia Santo Antônio de Miracema realiza Recital de Música Sacra

No último dia 27 de dezembro, dentro das festividades do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Paróquia Santo Antônio de Miracema, noroeste fluminense, realizou o primeiro Recital de Música Sacra Miracemense. O projeto foi criado com o objetivo de resgatar e valorizar hinos sacros compostos em Miracema e que faziam parte do repertório do mais antigo coral da paróquia, o Coral da Matriz. O coral, que atualmente não mais existente, acompanhava principalmente as celebrações mais solenes da paróquia, possuía um coro dividido em quatro vozes, instrumentos de sopro e corda – como flauta, clarinete, trompete e violino – além do organista.

Para a execução do projeto, foi utilizada como base de pesquisa uma vasta coleção de cadernos de músicas, manuscritos e partituras pertencentes ao Coral da Matriz e que foram acumuladas desde o início do século XX até a década de 80, período de sua extinção. Atualmente esta coleção se encontra preservada no Arquivo Histórico do Município de Miracema.

Sob a regência da professora Patrícia Miccichelli, cantores e músicos da paróquia executaram seis músicas compostas entre 1920 e 1940. Na oportunidade, foi realizada ainda uma referência à memória de paroquianos que se dedicaram por anos ao canto sagrado em Miracema através do Coral da Matriz.

A música sacra constitui “um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária e integrante da Liturgia solene” (Concílio Vaticano II, Constituição Sacrosanctum Concilium n.112).

Texto: Gustavo Tostes (Pascom Santo Antônio)

Edição: Ruan Sousa