Médicos: Artífices da saúde e bem viver, cuidadores da inteireza humana

Ao celebrarmos a festa de São Lucas evangelista, comemoramos a vocação e missão dos médicos, sua presença no mundo da saúde e na ciência e arte de curar. São Lucas é considerado patrono desta profissão que constitui um verdadeiro apostolado pelo que tem de compaixão e benignidade em relação a humanidade ferida e enferma. São Lucas foi reconhecido como médico nas escrituras, e destaca sempre em Jesus sua humanidade e bondade, apresentando o rosto de um Deus misericordioso e próximo. São Lucas viveu com alegria e dedicação o exercício na medicina do seu tempo, sendo anárgiro  (atendendo gratuitamente ) como faziam Cosme e Damião, aos pobres e desprovidos de bens.

Nos narra com detalhes o Evangelho da Infância, apresentando o Menino Deus enfaixado e deitado numa manjedoura. A ternura das mulheres, especialmente Maria a Mãe de Jesus, foi motivo de um olhar de admiração e encantamento a ponto de atribuir-se a ele uma pintura de Nossa Senhora. Os médicos ao espelhar-se em seu patrono descobrirão com alegria e surpresa o mistério da vida humana, acompanhando como seus profetas e protetores o maravilhoso crescimento do ser humano desde embrião a seu passamento final, dando conforto, bem estar e ajudando na completude e inteireza da existência da pessoa em suas fragilidades e possibilidades. Nossos amigos médicos testemunham nos seus desvelos e empenhos, o valor e dignidade de cada ser vivo, acolhendo-nos com amabilidade e doação como fez o bom samaritano que olhando para o homem ferido que encontrou no caminho, colocou óleo em chagas, e o carregou na sua montaria, levando-o a uma estalagem e deixando o tratamento pago.

Os médicos são pela nobreza de sua alma e a dedicação a sua missão sanadora os que mantém acesa nossa esperança no altruísmo, solidariedade e beleza da vida partilhada que sempre tem um motivo maior para viver e um sentido luminoso para irradiar com suas mãos e palavras cheias de confiança e amor em toda criatura e pessoa humana. Que São Lucas abençoe a todos os médicos para que nunca se cansem ou desistam de fazer o bem e salvar-nos das doenças e pandemias. Deus seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos

Campos dos Goytacazes,  22 de Outubro de 2023.