Um Deus vizinho e amigo veio morar conosco

Um Deus vizinho e amigo veio morar conosco

 

           Como encontramos na Carta aos Hebreus: “Muitas vezes e de muitos modos Deus falou, outrora, aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho,” (Hb 1, 1-2). Jesus se torna a Palavra e a Imagem perfeita do Pai para nos comunicar a salvação, isto é, a sua Vida.

 

               Um Deus próximo, visível, que assume em tudo nossa natureza, para compartilhar nossa jornada. Quando perguntaram ao famoso ator Marcello Mastroianni se acreditava em Deus, ele respondeu: “Acredito sim, mas num Deus amigo, companheiro e confidente que me escuta e me abraça.” Com palavras que parecem pouco piedosas este artista revelou a profunda experiência de conviver com o Deus Conosco.

 

        Só os pequenos, os pobres e os que se julgam sem nenhuma importância, podem abrir-se a esta percepção totalmente nova do divino. Muitas vezes, queremos aprisionar Deus nos nossos conceitos, e até fabricamos imagens espúrias da sua pessoa, atribuindo a Ele a ira, o castigo e o juízo sem misericórdia.

 

         O Deus revelado no Menino Jesus, tem alegria de encontrar os que estavam perdidos, se deixa tocar e abraçar, libertando-nos de todo medo e terror. O Deus, que chama seu próprio Pai de Abba, “Paizinho”, e que parece estar mais à vontade com pecadores e mulheres de má fama, que com os profissionais da santidade. Um Deus gratuito, amoroso e compassivo, que vale realmente a pena segui-lo como amigo e entregar totalmente a vida em suas mãos. Por isso, comunico a todos os irmãos e irmãs: no dia 25 de dezembro, Ele vai nascer novamente em meu coração, sou imensamente grato por ter aceitado seu convite. Se de alguma coisa me arrependo, nesta vida, é não ter podido saber corresponder à altura desse infinito amor, desta maravilhosa bondade. Vamos todos/as a Belém, para estar com Ele, aceitá-lo novamente como Senhor e Mestre da nossa caminhada rumo à felicidade.

 

             Feliz e Santo Natal, irmanados com todas as pessoas de boa vontade e cuidando da Terra e de todas as criaturas como uma grande manjedoura. Deus seja louvado!

+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz

Bispo Diocesano de Campos

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *