“Minutos de Espiritualidade” podcasts do Pe. Elênio Abreu agora na Web Rádio Santíssimo Salvador

Trazer paz e espiritualidade, este é objetivo da iniciativa do Pe. Elênio Abreu que tem dedicado parte do seu tempo para gravar podcasts (arquivos de áudios digitais), com o tema “Minuto de Espiritualidade”. De acordo com o sacerdote, que é vice-reitor do Seminário Diocesano Maria Imaculada, da Diocese de Campos, a finalidade é estar perto das pessoas durante este período de pandemia, em que a necessidade de afastamento social se faz presente. “Quando entramos neste tempo, ficamos pensando, juntamente com outros colegas sacerdotes, como e o que poderíamos fazer para nos manter próximo pastoralmente das pessoas. Por mais que haja os canais de acesso já clássicos de nossa Igreja, como a Canção Nova, Rede Vida, Aparecida e entre outras, mas as pessoas próximas gostam de estar conosco, ouvir-nos, sentir-nos próximas”, declarou o sacerdote.

Com 12 anos de sacerdócio e 40 de idade, o Pe. Elênio é um exemplo de sacerdote que busca por meio das redes sociais, se aproximar das pessoas. Para a gravação o padre pensou nos membros do Apostolado da Oração e Rede Mundial de Oração do Papa – que tenho a incumbência assessorar-lo espiritualmente. Surgiu então a idéia de um áudio a partir das intenções de cada mês do Papa e distribuir aos Apostolados, para fazermos nosso Oferecimento Diário – como é costume entre os membros. “Uma vez que estaríamos com o tempo um pouco mais a disposição, uma vez que vivemos este tempo de quarentena, por que não gravar outras coisas mais, e também pensei: como distribuir? Bem, eu sou um consumidor de podcasts, e achava que produzi-los era muito difícil, até que fui pesquisar, e vi que não, não estava tão distante assim das nossas possibilidades”, afirmou Pe. Elênio.

As gravações são disponibilizadas em plataformas conhecidas como Spotify, iTunes Podcasts e Google Podcasts. Entretanto, a caminhada até estas plataformas demorou um tempo. O início dos trabalhos foi através do compartilhamento via redes sociais.

Utilizando dessa plataforma, a Web Rádio Santíssimo Salvador começou a transmitir os programetes “Minutos de Espiritualidade” ao longo de toda a programação. Para ouvir, basta ficar ligado na programação, a cada 15 minutos o ouvinte é convidado a ter esse minuto de reflexão.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)