“Não há coronavírus contra a vida da graça e eterna”, afirma Dom Roberto durante Santa Missa da Vigília Pascal

O bispo diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz presidiu, na noite deste sábado (11/04), a Santa Missa da Vigília Pascal, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos. A celebração contou com a participação como concelebrantes o vigário-geral e pároco da Catedral Monsenhor Leandro Diniz, o vigário-paroquial e reitor do Santuário Diocesano Pe. João Paulo, além do diácono permanente Mauri Diogo. Toda a Celebração Eucarística foi transmitida pelas redes sociais Youtube e Facebook. A transmissão teve a participação da intérprete Haila Lopes, da Pastoral dos Surdos, que fez a acessibilidade aos surdos.

Intérprete Haila Lopes, da Pastoral dos Surdos.

Durante a homilia, Dom Roberto Francisco, abordou que a Organização Mundial da Saúde (OMS), pede aos religiosos que falem do valor, da necessidade e dos cuidados de preservar a vida, que foi enfatizado por Dom Roberto que é um trabalho que a Igreja já realiza. “Nós temos que ter um trabalho de buscar a vida eterna, de abundância. Essa ninguém nos tira. Não há coronavírus contra a vida da graça e eterna. Toda a criatura se submete ao Ressuscitado. Muitas vezes a nossa religião pode estar morta, não o Cristo, mas a religião. Podemos estar atrelado a uma linguagem que diz pouco, que não significa mais. E vejam, o cristianismo se avalia pelos seus frutos, pois se não dá frutos a religião não está viva. Frutos de justiça, santidade, ternura e solidariedade. Digo isso, pois podemos confundir o sucesso de uma igreja pela quantidade de pessoas que passam. A Igreja não é uma porta para entrar e sair, mas uma comunidade.”, afirmou Dom Roberto.

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Baixa Grande

Neste ano de 2020, o grande desafio para a Igreja foi evangelizar pelas redes sociais, principalmente durante o período da Quaresma e Semana Santa. A Paróquia Nossa Senhora das Graças, na localidade de Baixa Grande, na baixada campista, precisou montar uma estrutura de transmissão. “Um dos desafios é a falta de formação e informação, nossa paróquia não teve uma formação pra enfrentar esse desafio. Nos dedicamos e buscamos informações, hoje conseguimos transmitir com qualidade às celebrações pelas nossas redes sociais”, afirmou Paulo Peixoto, responsável pela Pascom Nossa Senhora das Graças.

Paróquia São José – Bom Jesus do Itabapoana

A mesma realidade enfrentada por outras paróquias. Para auxiliar na colaboração, os responsáveis pelas Pastorais de Comunicação e da transmissão das Missas se organizaram e montaram um grupo de discussão nas redes sociais, para troca de informações. A ideia da montagem do grupo foi do jovem Gabriel Solinas, da Paróquia Santa Teresinha, do bairro da Pecuária, mas que já conta com a participação de integrantes de várias paróquias da Diocese de Campos.

Texto: Ruan Sousa (Comunicação Diocese de Campos)