Novenário de São Francisco de Paula começa na quinta-feira em São Francisco de Itabapoana

Com informações Comunicação PMSFI

A cidade de São Francisco de Itabapoana se prepara para o Novenário em honra ao padroeiro São Francisco de Paula. Ao todo serão 11 dias de atividades para comemorar o padroeiro do município. A programação religiosa prosseguirá até primeiro de abril e contará com missas, procissão e momentos de louvor. Na semana passada, a prefeitura anunciou o show de Tony Allysson, no último dia do novenário. O cantor é conhecido nacionalmente por sucessos da música católica, como “Filho de Davi”, “Soberano”, “Espírito da Verdade” e “Deus de Milagres”.

Além dos eventos desenvolvidos pela paróquia, como Almoço do Padroeiro e Festival de Prêmios, haverá ainda a tradicional Corrida Ciclística do Padroeiro. A competição acontecerá na manhã do dia dois de abril e reunirá atletas de sete categorias. Para o pároco, padre Luciano Gomes, além de ser um momento de espiritualidade, a festa visa propagar as características que marcaram a vida do padroeiro. Ele contou que São Francisco de Paula se inspirou na vida de São Francisco de Assis e foi responsável por fundar a Ordem dos Mínimos, conhecida por enfatizar a vocação da humildade.

O sacerdote destaca que, durante as missas do novenário, os fiéis são convidados a contribuírem com um gesto concreto, como produtos de higiene e alimentos. O material arrecadado será direcionado às famílias carentes.

Mudança na data — Neste ano, as atividades religiosas serão concluídas no dia primeiro de abril, apesar da celebração do padroeiro acontecer em dois de abril. De acordo com a paróquia, a antecipação acontece devido ao Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa. “Neste período, a alusão aos santos é suspensa para que o santo dos santos, que é Jesus Cristo, seja reverenciado de maneira mais especial e intensa através de sua paixão, morte e ressureição”, esclareceu padre Luciano.